MAIS
    More
      HomeBrasilPresidente da República Jair Bolsonaro abre Congresso Aço Brasil 2022

      Presidente da República Jair Bolsonaro abre Congresso Aço Brasil 2022

      Durante a cerimônia de abertura, Jefferson De Paula, Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM, assumiu a presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil

       

      A cerimônia de abertura do Congresso Aço Brasil 2022 nesta terça-feira (23), em São Paulo, foi marcada pela presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Durante o evento, Marcos Faraco, Presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil e Vice-presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai, passou a presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil para Jefferson De Paula, Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM. Já Sérgio Leite de Andrade, Conselheiro do Aço Brasil e Presidente do Board Usiminas assumiu o cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil (2022 — 2024).

      O Presidente Jair Bolsonaro iniciou sua fala comentando a respeito da “satisfação estar de volta ao Congresso Aço Brasil”. “Um dos grandes indicadores do desenvolvimento de uma nação é o consumo de aço do país, então, o trabalho exercido pelo Instituto Aço Brasil é de fundamental importância”, afirmou.

      Já Marcos Faraco, em sua primeira intervenção, destacou a importância da retomada do evento em seu formato presencial, com a possibilidade do acesso online em 2022. Ele lembrou que o setor prevê investir R$ 52,5 bilhões até 2026 — em modernização e aumento de produtividade. “Asseguramos que continuaremos investindo para que o país siga crescendo”, disse. Segundo Faraco, o setor siderúrgico enfrentou de forma resiliente os desafios que se apresentaram nos últimos dois anos. Um deles, lembrou, foi a pandemia, que reduziu em mais de 70% a demanda por produtos provenientes da indústria do aço.

      Ele pontuou também o reflexo negativo, para o segmento, das restrições de circulação na China e a guerra Rússia x Ucrânia, com impactos sentidos, em sua avaliação, não apenas no Brasil, mas em todas as economias do planeta. “A indústria do aço permaneceu firme, mantendo um forte relacionamento com todos os setores da economia, principalmente o da construção civil”, afirmou.

      Faraco ainda destacou a agenda estratégica elaborada pelo Instituto Aço Brasil, entregue antes da abertura do evento ao Presidente da República, com propostas de medidas estruturantes voltadas para o crescimento do país, entre elas a necessidade de uma reforma tributária ampla.

      O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também participou da abertura e aproveitou para explicar que o Governo tem incentivado o caminho para uma economia verde, com menos emissões de poluentes até 2050. “Entre os nossos propósitos estão a triplicação da geração de energia solar e eólica. Portanto, nossa atuação junto ao Instituto Aço Brasil pretende auxiliar o país a produzir energia cada vez mais limpa.”

      Ainda participaram da cerimônia de abertura o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Ex-Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Membros do Governo, dirigentes do setor do aço e especialistas também estiverem presentes.

      Todos estarão reunidos até amanhã (24), no Hotel Unique, em São Paulo.

      LEAVE A REPLY

      Please enter your comment!
      Please enter your name here

      Sair da versão mobile