Roberto Naves, a vice-prefeita Zelia e Amilcar
Autoridades municipais conheceram o projeto, que será desenvolvido em área de 2,350 milhões de m², une tecnologia e preservação ambiental e tem status de bairro do futuro. Lançamento é previsto para início de 2022
Atualmente, a cidade de Valparaíso de Goiás (GO) pouco lembra a época em que era Núcleo Habitacional ligado ao município de Luziânia, em meados de 1979. Listada entre uma das cidades que mais cresce no Brasil, Valparaíso, emancipada há apenas 26 anos, tem avançado significativamente e seu cenário urbano chama a atenção.
Com cerca de 168 mil habitantes e localizada a 38 km de Brasília, o município está localizado nas proximidades da BR-040, rodeado por grandes comércios atacadistas e varejistas, sendo um dos principais trajetos para a capital federal. E agora, o município que fica na saída sul de Brasília, foi escolhido para abrigar o primeiro bairro planejado da região do entorno do Distrito Federal.
Idealizado pelos empreendedores Amilcar Ribeiro, Marcos Franco e Roberto Naves, o projeto foi apresentado às autoridades do município, empresários imobiliários, profissionais da área de arquitetura, urbanismo e construção no início de dezembro, no espaço de eventos Celebrar Festas, em Valparaíso
Com uma área de 2,350 milhões de metros quadrados, em meio a um vale, o bairro planejado vai contar com condomínios fechados horizontais, loteamentos abertos, unidades verticais, parques ambientais, hortos, rede de comércios e serviços com mercado express. O empreendimento terá previsão para receber sistema de videomonitoramento 24 horas, paradas de ônibus inteligentes com totens informativos e wi-fi, hub de esportes com diferentes modalidades, arena games, pet place, hortas urbanas, espaços de gentileza para receber motoristas de aplicativos e um porto para drone para recebimento de encomendas.
“Acreditamos que Valparaíso já vem crescendo a passos largos e o bairro planejado vai proporcionar um impulso ainda maior. Estamos muito otimistas por poder contribuir com a cidade e trazer qualidade de vida em todos os aspectos”, salientou o empreendedor Roberto Naves.
Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 50 milhões no projeto, cuja pavimentação e asfalto da primeira fase já está concluída. “Nós dedicamos mais de 10 anos para estruturar o projeto. Tudo para identificar e formatar um projeto que elevasse a cidade para um outro patamar com um bairro que vai oferecer infraestrutura, segurança e inovação em meio a natureza”, definiu o outro sócio do projeto, Amilcar Ribeiro, nascido e criado na cidade.
“Nosso propósito é oferecer a todos qualidade de vida com acessibilidade, a um preço justo. Iremos trazer para Valparaíso aquilo que acreditamos que ela merece e que agora vai sair do papel”, deu um spoiler o outro empreendedor, Marcos Franco, acerca de valores do breve lançamento, previsto para o início de 2022. A implantação acontecerá em três etapas.
Entusiasmo
O bairro planejado, cujo nome ainda não foi revelado, despertou entusiasmo nos presentes. O secretário de Desenvolvimento de Valparaíso, Antônio Reis, salientou que o empreendimento irá melhorar a infraestrutura e desenvolvimento da cidade. “Ele está sintonizado com nossos objetivos, que é desenvolver a vocação econômica da cidade, por um lado, e humanizá-la por outro. Assim, tornar Valparaíso uma cidade que possa ter sustentação própria, trazendo qualidade de vida por meio da expertise de quem está investindo no município”, destaca o secretário.
A vice-prefeita Zélia Fritsche (PDT) lembrou que o município está em transformação. “Acredito que o futuro bairro vai não somente proporcionar qualidade de vida aos moradores, como também irá favorecer a criação de centros comerciais do bairro, irá atrair empresários, inclusive do Distrito Federal, e isso será ótimo para nossa economia. Valparaíso será outra cidade após esse empreendimento”, pontua.