Por 13 votos a 6, nesta terça-feira (26/7), a liderança nacional da federação PSDB-Cidadania inacreditavelmente decidiu que o senador Izalci Lucas (PSDB) será o candidato da aliança para o governo do Distrito Federal.
Foi um duro golpe contra a deputada federal Paula Belmonte, presidente do Cidadania/DF, que tem maioria na federação com o PSDB/DF, que tem baixa rejeição, cinco partidos aliados e ficha limpa.
E o mais interessante é questionar que critério foi utilizado para os cabeças da federação terem escolhido Izalci para disputar o governo do DF. Ele não tem grupo político, não tem partidos, não tem vice, não tem senador e não empolga o eleitor. E derrapa há meses entre 3 e 4% nas pesquisas.
Indignada, a deputada Paula Belmonte classificou a reunião como um verdadeiro “atropelo ao estatuto da federação” e à lógica da política.
“O estatuto prevê que a decisão é no âmbito regional, onde o Cidadania tem 70% dos integrantes da federação. E a lógica da política é que há cinco partidos em torno de mim, incluindo um candidato ao Buriti, o senador Reguffe. Por outro lado, Izalci não tem nenhum partido e há 4 anos patina entre e 3% e 4% nas intenções de voto”, rebateu.
Em vídeo, a deputada desabafou e pediu apoio principalmente das mulheres. Aliás, as mulheres do Cidadania afirmaram hoje que Paula Belmonte sofre de violência política.
Alguém duvida do que Izalci e seu partido vem fazendo, ao atropelar o estatuto que prevê que o assunto para a escolha de candidato ao GDF é regional e não nacional?
Por ter maioria dos integrantes da federação no Distrito Federal, Paula tem legitimidade de decidir os caminhos da aliança nas eleições. De outro, Izalci manteve o projeto de disputar o governo do Distrito Federal e argumentava que, sem o entendimento local, a esfera maior para decisão seria a nacional da federação, onde o PSDB tem maioria. Por isso ele jogou para a nacional porque sabe que pelo DF Paula leva vantagem inclusive estatutária.
Se Izalci não respeitou uma mulher que é esposa, mãe, parlamentar e presidente de partido, como terá coragem de pedir votos?
Izalci não é melhor que Paula Belmonte. Ele apenas representa a velha política que se utiliza de manhas e manhãs para alcançar seus objetivos de poder a qualquer custo!
Veja como cada integrante da nacional da federação (nacional) votou:
Candidatura própria do senador Izalci ao governo do DF
- Bruno Araújo – PSDB
- César Gontijo – PSDB
- Carlos Sampaio – PSDB
- Adolfo Viana – PSDB
- Eduardo Barbosa – PSDB
- Eliziane Gama – Cidadania
- Gabriela Cruz – PSDB (movimento Tucanafro)
- Beto Pereira – PSDB
- Marco Vinholi – PSDB
- Nelson Marchezan – PSDB
- Yeda Crusius – PSDB (presidente do PSDB Mulher)
- Julia Jereissati – PSDB (juventude)
- Edgar de Souza – PSDB (diversidade tucana)
Votos pelo adiamento da decisão
- Roberto Freire – Cidadania
- Any Ortiz – Cidadania
- Daniel Coelho – Cidadania
- Davi Zaia – Cidadania
- Adão Candido – Cidadania
- Raquel Dias – Cidadania
Assista ao vídeo que Paula Belmonte divulgou nas redes sociais após a esdrúxula decisão. Afinal de contas, Izalci não terá votos para governador e ainda tem mais quatro anos de mandato no Senado. Essa decisão da federação nacional do PSDB e Cidadania é uma vergonha e uma afronta contra as mulheres.
Confira o vídeo: