MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeNotasEM SP, DEM LIDERA PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO PELA FICHA LIMPA

    EM SP, DEM LIDERA PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO PELA FICHA LIMPA

    ELEIÇÕES 2010
    Em SP, DEM lidera pedidos de impugnação pela Ficha Limpa

    A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) pediu a impugnação do registro de 60 candidatos no estado, em razão da Lei da Ficha Limpa. Dos que figuram no rol dos possíveis vetados, 39 pleiteiam uma cadeira na Assembleia Legislativa e 19 pretendem disputar cargo de deputado federal.

    Os outros dois postulantes que completam a lista são: Marco Aurélio de Souza (PSL), que tenta uma vaga no Senado como primeiro suplente, e Aldo Josias dos Santos (PSOL), que quer entrar na briga como vice-governador.

    PT, PMDB, PDT, DEM, PSDB e PP foram os partidos que mais apresentaram candidatos “ficha suja”, segundo a procuradoria: cinco, cada um. Mas se for considerada a proporção baseada no número de inscritos, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DEM lidera o ranking.

    Em São Paulo, a legenda contabiliza 67 candidatos, entre postulantes a deputado federal e estadual, portanto, os cinco que podem ser barrados pela nova lei correspondem a 7,4% do total. Em segundo aparece o PDT, com 4%. PMDB e PP vêm em seguida, com 3,4%. PSDB e PT empatam, com 3%.

    Terra Magazine entrou em contato com a assessoria de comunicação do presidente do Diretório regional do Democratas, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, mas até agora, não obteve retorno.

    Outros da lista

    As demais siglas que apresentam concorrentes que correm o risco de ter a candidatura inviabilizada pela Ficha Limpa são: PV e PSB (4 candidatos, cada); PMN, PSL, PTB, PSOL e PPS (3, cada); PSC e PR (2, cada); PRP, PTC, PCB (1, cada). O trabalho da procuradoria é fazer uma espécie de análise prévia. A partir de agora, os pedidos de impugnação seguem para avaliação do Tribunal Regional Eleitoral no estado, que decidirá pelo deferimento ou não.

    Maioria contestada

    Ao todo, a Procuradoria Regional Eleitoral analisou 3.167 solicitações de registros. Além dos 60 impugnados em função da Lei da Ficha Limpa, 1.415 (47%) pedidos tiveram o mesmo destino, a grande maioria, conforme a assessoria da PRE, por conta da ausência de algum documento considerado importante.

    A Procuradoria pediu, ainda, diligência em outros 965 registros de candidatura, totalizando 2.440 contestações (77% do total de pedidos de registro). Este tipo de procedimento é solicitado em casos de menor gravidade, quando há, por exemplo, a falta de documentações simples, explica a assessoria. Com a pendência contornada, o registro é regularizado.

    A assessoria destaca que o balanço contabilizou apenas os pedidos de registro publicados nos quatro editais pelo TRE-SP, e, portanto, não contempla os pedidos remanescentes de registro de candidatura. Informações do Terra.

    1 COMMENT

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img