MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilEm Pernambuco, Instituto Egídio Ferreira Lima tem nova diretoria

    Em Pernambuco, Instituto Egídio Ferreira Lima tem nova diretoria

     

    Felipe Ferreira Lima assume a presidência do centro de estudos e eventos acadêmicos jurídicos que leva o nome do seu tio-avô, o ex-deputado federal e constitucionalista, Egídio Ferreira Lima. A cerimônia de posse será realizada, nesta quarta-feira (04), às 9h, na sede da OAB, em evento de homenagem aos 90 anos do ex-político. A data também marcará a saída do advogado eleitoral do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Carlos Neves.

    O instituto foi criado no dia 10 de dezembro de 2008 por um grupo de advogados pernambucanos que resolveram se juntar para fazer um instrumento de cidadania por meio de discussões em defesa da democracia em diversos setores da sociedade, entre eles, a política, a cultura e ciências jurídicas e começou a desenvolver eventos como simpósios e congressos.

    A intenção é trabalhar para contribuir com desenvolvimento social do estado. “Nosso mote é dinamizar as ações do Instituto, vamos torná-lo ainda mais conhecido pela sociedade pernambucana, se fazendo presente nas universidades, nas entidades de classe e nos centros educacionais”, afirmou Felipe.

    O primeiro presidente da entidade foi o advogado e atual desembargador Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região (TRT-6), Eduardo Pugliesi. Em seguida, assumiu Carlos Neves. As atribuições do último ex-presidente o impossibilitam de continuar a gestão e os membros do centro de pesquisas viram em Felipe o melhor nome para conduzir o instituto. “Em tempos de extremos, debater o Direito, a Política e a Cidadania é mais do que fundamental, é questão de sobrevivência do Estado Democrático de Direito”, ressaltou o sobrinho de Egídio.

    Felipe Ferreira Lima é Ex-Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União de Pernambuco (SPU-PE). Ele também participou do cenário político pernambucano quando candidato a vereador da capital pernambucana nas eleições de 2016, alcançando a terceira suplência da Casa José Mariano, pelo Partido Popular Socialista (PPS), partido que presidiu, em 2017, diretoria municipal do Recife. O jovem é da nova geração família Ferreira Lima, a qual se destacou na política pernambucana com nomes como o ex-deputado federal, Maurílio Ferreira Lima, o ex-prefeito de Nazaré da Mata e ex-deputado-estadual, Torquato Ferreira Lima.

    Após a posse do novo presidente, será realizado um Talking Internacional gratuito de Direitos Fundamentais, gratuito, em homenagem ao aniversário de Egídio e aos centenários da Constituição de Weimar, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ainda aos 70 anos da Lei Fundamental de Bonn. Entre os participantes, estarão o catedrático professor da Universidade de Lisboa, Portugal, Pedro Romano Martinez e o professor da Scuela Superiore Sant’Ana de Pisa, Itália, Giacomo Delledonne.

    A ocasião também terá a presença de Ingrid Zanella, doutora pela UFPE, Marcelo Labanca, pós-doutor pela Universidade de Pisa, Itália, Leonardo Baesso da Silva, pós-doutor pela UFRJ, Carol Amorim, doutora pela PUC/SP, Sérgio Torres Teixeira, doutor pela UFPE, Marcelo Casseb Continentino, doutor pela UNB, Walber Agra, pós-doutor pela Universidade de Bourdeaux, França e Silvio Romero, pós-doutor pela faculdade de Lisboa. Além disso, também serão entregues medalhas de comemorativas a personalidades do meio jurídico, político e cultural pernambucano.

    O evento é uma parceria entre a ESA e o instituto Egídio Ferreira Lima com a parceria do TRT6, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), da Associação dos Advogados trabalhistas de Pernambuco (AATP) e da Faculdade Damas. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.esape.com.br

     

    Familiares com marcante atuação na política pernambucana

     

    • Egídio Ferreira Lima, tio-avô, deputado federal constituinte.
    • Geraldo Ferreira Lima, avô, ex-prefeito de Timbaúba.
    • Torquato Ferreira Lima, tio-avô, ex-prefeito de Nazaré da Mata e ex-deputado estadual.
    • João Ferreira Lima Filho, primo, ex-prefeito de Timbaúba e Aliança, ex-deputado estadual e duas vezes presidente da ALEPE, sendo a primeira na Constituinte Estadual de 89.
    • Maurílio Ferreira Lima, primo, ex-deputado federal e ex-presidente da Radiobrás.
    • Mauro Ferreira Lima, primo, professor de economia da UPE e ex-vereador do Recife.
    • Monsenhor Ferreira Lima, primo, ex-prefeito de Surubim e ex-deputado federal.
    • Alcides Ferreira Lima, tio-avô, ex-deputado estadual e ex-secretário de saúde (no primeiro governo de Arraes).
    • Jacques Ferreira Lima, primo, ex-prefeito de Timbaúba.
    • Bartolomeu Ferreira Lima, tio-avô, ex-prefeito de Timbaúba e atual vice-prefeito de Timbaúba.

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler