Hoje em dia, mais mulheres estão se tornando adeptas da prática
Créditos: iStock
O boxe é um esporte de luta e que costuma ser muito associado ao condicionamento físico e à defesa pessoal. Hoje em dia, ele tem abraçado outros públicos, como o universo feminino.
É um esporte visto como completo. O boxe ajuda a trazer fortalecimento para o corpo, mas também age nos diferentes grupos musculares, ajudando a trazer disciplina, foco, confiança e, como toda atividade física, ajuda na autoestima e saúde mental.
Boxe na rotina feminina
Atualmente, mulheres das faixas etárias mais variadas estão procurando o boxe como um esporte que seja completo. Muito pelos benefícios que a prática traz consigo, como emagrecimento, melhora da musculação e ativação de variados grupos no corpo, resistência e redução do estresse.
Além da parte que envolve lutas, o boxe ajuda a trabalhar outras questões. É um exercício que vai além da filosofia da luta, mas que consegue trabalhar outras atividades e modalidades, o que ajuda a torná-lo interessante. Entre essas modalidades, pode-se citar golpes, esquivas e exercícios aeróbicos. Algumas academias também trabalham com alongamentos.
Para mulheres, ajuda com equilíbrio e coordenação motora, algo que pode ser aplicado nas atividades do cotidiano, além do reflexo em autodefesa – o que é tão importante pensando na própria segurança. Mesmo com fundamentos básicos, tudo isso já é agregado.
É uma forma de trazer empoderamento feminino, muito porque nesse esporte as mulheres aprendem a trabalhar e a lidar com a sua força. E vale destacar que muito disso surge também por ser um ambiente amplamente dominado por homens. Quando mulheres começam a povoar e ocupar esses ambientes, o contexto muda completamente.
As mulheres aprendem a se defender, mas não para por aí. Quem pratica aprende a tomar decisões rápidas, estabelecer limites, controlar sua força e energia.
Equipamentos e segurança na prática do boxe
Hoje em dia, não é difícil encontrar ambientes para praticar o boxe. Existem diversas academias, professores e até mesmo práticas que são direcionadas exclusivamente para mulheres, com aulas em grupo e em coletivo.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Entre eles, consultar profissionais qualificados que consigam orientar da melhor forma, além de investir nos equipamentos adequados que a prática pede, como luvas e sapatilhas de boxe.
Além de potencializar a prática, o uso destes equipamentos traz uma melhor eficiência e segurança, evitando lesões.
As sapatilhas de boxe, por exemplo, são equipamentos muito importantes que ajudam a oferecer estabilidade e aderência ao solo, o que ajuda tanto na execução quanto no posicionamento.
Ou seja, para mulheres que querem desenvolver sua força e segurança, além da disciplina e ter uma prática interessante, o boxe pode ser um caminho muito bem recomendado.