A Academia Internacional de Cultura (AIC) homenageou, na última sexta-feira, 17 de março, oito mulheres que se destacam em suas áreas de atuação e inspiram por sua dedicação e desempenho. As celebradas que receberam o Troféu Mulher 2023 são a neurocientista Ana Beatriz Bezerra, a jornalista e escritora Andreia Salles, a fotojornalista Cláudia Godoy, a adida cultural da Embaixada da Bélgica, Dinah Opoczynsky, a presidente do Clube Soroptimista Brasília Norte Sul Luciana Santos, a delegada e deputada distrital Doutora Jane, a curadora de arte e cultura Jane Marrocos e a embaixatriz da Argélia, Saida Bladehane.
A recepção aconteceu na residência oficial do embaixador da Argélia e contou com uma palestra da presidente da Academia Internacional de Cultura, Shirley Pontes, cujo tema era o país africano, e com a declamação de uma poesia de Nazareth Tunholi, vice-presidente da AIC. Na ocasião, o embaixador da Argélia no Brasil, Rachid Bladehane, recebeu de presente uma das fotos da exposição “Missões Jesuíticas na Bolívia”, que está em cartaz na Câmara Legislativa do Distrito Federal até o dia 30 de março. O embaixador enfatizou aos presentes o convite para conhecerem a Argélia.
Após a entrega do Troféu Mulher 2023, as oito mulheres receberam uma homenagem do Antônio Fernandes Costa, ex-Secretário Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, no Ministério da Mulher. Em clima de celebração, os convidados aproveitaram o jantar com pratos típicos da Argélia.
A Academia Internacional de Cultura (AIC) é uma entidade sem fins lucrativos, sediada em Brasília, que atua desde o ano de 1997 e tem como objetivo destacar e premiar o mérito de cidadãos em artes, letras, música, ciências e diplomacia.
Legendas das imagens:
Foto 1 topo: As oito homenageadas: Jane Marrocos, Dinah Opoczynsky, Cláudia Godoy, Doutora Jane, Luciana Santos, Saida Bladehane, Ana Beatriz Bezerra e Andreia Salles