A propaganda é a alma do negócio. Esta máxima popular pode cair muito bem no meio publicitário, como também pode ser uma dor de cabeça para o consumidor. Quantas vezes vemos um comercial de produto na televisão, por exemplo, que na vida real não é nada daquilo que é propagado.
Por isso, é imprescindível que o consumidor saiba as diferenças entre as propagandas enganosas e abusivas. Dessa forma, o comprador chega à loja blindado contra a má fé de algumas empresas.
É bom saber
Quando as informações são falsas, ocultadas ou faltam na descrição do produto é chamada de propaganda enganosa. No caso da publicidade gerar discriminação, provocar violência ou induzir a um comportamento prejudicial à saúde e à segurança, ela é caracterizada como abusiva. Isso ocorre também quando a peça publicitária explora o medo ou superstição”.
“Os produtos vendidos na loja devem ser rigorosamente os mesmos que aparecem nas campanhas publicitárias. O que for anunciado nas propagandas deve ser cumprido 100%, informações anunciadas podem até fazer parte de um contrato”. Avalia,Todi Moreno.