O Partido Novo reconheceu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Em nota publicada em suas redes, o partido reafirma seu compromisso com a democracia, faz críticas ao PT e se coloca em oposição ao futuro governo.
“A agenda programática do PT é totalmente contrária à nossa, mas não se trata de uma oposição apenas do ponto de vista programático, trata-se de uma oposição moral”, disse o presidente da sigla, Eduardo Ribeiro, “os erros do PT vão muito além da economia e do modelo de Estado”.
O partido conclui afirmando que fará a sua parte na “construção de uma alternativa viável, democrática, verdadeiramente liberal e capaz de vencer o petismo em 2026”.
Confira a nota na íntegra:
O NOVO reconhece a vitória de Lula e reforça o compromisso do partido com a democracia. Continuaremos firmes, vigilantes e orientados pelos nossos princípios e valores. E diante do futuro incerto que nos espera, guardamos apenas uma certeza: seremos oposição.
O PT, além de ter uma agenda programática diametralmente oposta a do NOVO, nunca escondeu seu projeto hegemônico de poder. Durante os anos em que foi governo, fez uso de expedientes nada republicanos e protagonizou os maiores escândalos de corrupção da nossa história.
Por isso, desde já, o NOVO conclama a sociedade e suas lideranças à construção de uma alternativa viável, democrática, verdadeiramente liberal e capaz de vencer o petismo em 2026. Faremos a nossa parte.