Com o melhor resultado para o mês de maio desde 2014, construção civil apresenta estabilidade, mesmo com a desaceleração no segundo semestre
Brasília, 17 de julho de 2023 – De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a capacidade operacional da indústria da construção civil aumentou, passando a gerar mais empregos. Em maio de 2022, o índice de evolução do nível de quantidade de empregados da construção era de 48,9 pontos. Já no mesmo mês deste ano, esse número chegou a 50,7. Este é o melhor resultado para o mês de maio, desde 2014.
Segundo a CEO da Pinheiro Ferragens, Janine Brito, este crescimento é um reflexo da pandemia. “As pessoas começaram a valorizar mais os imóveis. Muita gente procurou novas moradias e construiu durante esse tempo. Nós sabemos que o processo de uma obra é demorado. Então, ainda estamos colhendo os reflexos disso no aumento das contratações de mão de obra”, explica. Historicamente, maio é um mês que registra queda nos empregos do setor, com média de 45,1 pontos.
Apesar dos recentes índices positivos, as expectativas para o segundo semestre são de que os números desacelerem. “O que desejamos é que esse índice continue crescendo, e por isso estamos tentando manter o interesse do mercado em construir. Mas já começamos a ver que esse aquecimento está começando a desacelerar”, conta Janine. Ainda assim, percebe-se uma certa estabilidade na indústria da construção. Os indicadores estão acima dos 50 pontos, o que mostra otimismo no setor. Dados acima da linha divisória de 50 pontos indicam crescimento, e números abaixo disso significam queda.
Responsável por 17,7% da economia nacional, a construção civil é um setor extremamente importante. “Temos acompanhado esse número crescer cada vez mais, e entendemos que o setor faz parte do crescimento do país. Por isso, é necessário investir na construção para gerar mais empregos e, consequentemente, renda para todos. Por outro lado, existem os juros altos, que desestimulam os investimentos e inviabilizam os financiamentos fundamentais para o segmento da construção civil”, afirma a CEO da Pinheiro Ferragens.
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
SERVIÇO:
Pinheiro SIA
Telefone: (61) 3012-8181
SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE
Pinheiro Taguatinga
Telefone: (61) 3354-8181
QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF