A primeira reunião ordinária da CPI será realizada já na próxima quinta-feira (19), quando será nomeado o relator. Para Eliana, o importante é dar uma resposta à altura do que a sociedade espera. “Vamos usar todos os mecanismos para investigar essas possíveis irregularidades. Esse é o papel da Câmara Legislativa”, afirmou.
A CPI foi proposta pelo deputado petista Chico Vigilante. Todos os parlamentares apoiaram a iniciativa, assinando o requerimento protocolado na Mesa Diretora. Mesmo assim, dois membros ficaram insatisfeitos com o resultado: Chico Leite (PT) e Israel Batista (PDT). O segundo chegou a comentar que abandonaria a CPI, uma vez que ficou nas mãos de deputados não alinhados com o governo de Agnelo Queiroz.
A eleição foi considerada pelo líder do governo na Casa, deputado Wasny de Roury (PT), uma derrota para o governo. Na opinião dele, há parlamentares que não honram os compromissos assumidos com o GDF, sendo base do governo apenas na hora de receber os cargos. A preocupação é ainda maior, uma vez que o acordo prevê o nome de Aylton Gomes (PR) para a relatoria da CPI do Pró-DF.