MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalCOMISSÃO DE ÉTICA DECIDE ABRIR PROCESSOS CONTRA CINCO DISTRITAIS CITADOS NA CAIXA...

    COMISSÃO DE ÉTICA DECIDE ABRIR PROCESSOS CONTRA CINCO DISTRITAIS CITADOS NA CAIXA DE PANDORA

    Comissão de Ética decide abrir processos contra cinco distritais citados na Caixa de Pandora Reunião da Comissão de Ética foi demorada (Foto:V.Figueirêdo CLDF)

    Depois de muita discussão, a Comissão de Ética da Câmara Legislativa decidiu, por consenso, abrir processos para apurar supostas infrações ao decoro parlamentar pelos cinco distritais citados na Operação Caixa de Pandora: Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Rôney Nemer (PMDB) e Rogério Ulysses (sem partido).

    Os distritais decidiram também que vão expedir ofícios para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Polícia Federal para que encaminhem à Câmara Legislativa, o mais rápido possível, o inquérito completo relativo à Operação Caixa de Pandora, enfatizando que o não-atendimento prejudicaria a apuração das denúncias pela Câmara Legislativa.

    Ficou decidido também na reunião que, caso não ocorra nenhum fato relevante até o fim do recesso legislativo de julho, eles deverão escolher os relatores dos processos contra os distritais acusados, na próxima reunião ordinária de 26 de agosto.

    Antes de chegarem ao consenso, o presidente da Comissão de Ética, deputado Aguinaldo de Jesus (PRB), defendeu que eles só deveriam esperar o encerramento do processo 650/2009, previsto para o próximo dia 30, a fim de deliberarem sobre a abertura de processo contra os cinco distritais citados. Depois da abertura dos processos, enfatizou que aquela medida “não pode ser considerada como uma condenação prévia”.

    A deputada Erika Kokay (PT)  pregou a que aquela comissão não poderia ficar esperando a divulgação da conclusão do inquérito, sem se saber ao certo quando o inquérito será concluído. “Investigar não significa atribuir culpa aos distritais”, ressaltou.

    O deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), que foi o relator ad hoc daqueles pedidos de abertura de processo, defendeu que a suspensão do sobrestamento só ocorresse após o recebimento das informações requisitadas à Polícia Federal e STJ, lembrando que faltam pouco mais de três dias úteis para o recesso legislativo de julho. Mas, sem unanimidade, retirou a proposta.

    Audiências públicas – Os deputados da Comissão de Ética aprovaram na reunião de hoje, por unanimidade, três requerimentos da deputada Erika Kokay (PT) para a realização de audiências públicas. Uma delas vai discutir a situação dos concursados da Secretaria de Justiça, outra debaterá a prestação de contas da Secretaria de Justiça do DF em relação à implantação dos 33 conselhos tutelares. A terceira vai discutir a situação dos concursados da Polícia Civil.

    Na reunião da Comissão os distritais aprovaram ainda quatro outro itens que estavam na Ordem do Dia. Entre eles, por exemplo, o projeto de lei 741/2008, do deputado Rogério Ulysses (sem partido), “que proíbe a contratação, pelo GDF, de empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de bens de consumo, cujos proprietários, acionistas e dirigentes, sejam parlamentares ou parentes  consanguíneos ou por afinidade destes”.

    2 COMMENTS

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler