Por iniciativa do deputado distrital Lira (PHS), a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizará nesta quarta-feira (8/4) sessão solene em homenagem à Década Internacional dos Afrodescendentes e ao Dia da Paz em Angola. A cerimônia será realizada no Plenário da Casa, às 19h.
Angola celebra o 13º aniversário do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional. Em 4 de abril de 2002, o Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) – que governa o país –, e a União Nacional pela Independência Total de Angola (Unita) formalizaram, em Luanda, o acordo que encerrou definitivamente a guerra civil – iniciada logo após a independência em relação a Portugal, em 11 de novembro de 1975.
O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola e um dia depois foram estabelecidas as relações diplomáticas. Hoje, a cooperação bilateral envolve as áreas de Finanças, Defesa, Agricultura, Ensino Superior, Ordem Pública, Justiça e Cultura. Já em nível privado, engloba setores como petróleo e gás, energia, água e construção civil.
Atualmente as partes trabalham num memorando de entendimento para a promoção de investimentos nos setores da Indústria, Agricultura, Energia e de Serviços. Além disso, estão sendo feitas negociações visando facilitar os investimentos nos dois países. É bom lembrar que a nação africana governada pelo presidente José Eduardo dos Santos é rica em petróleo, diamantes e outros minérios.
Fonte: Donny Silva