Primeira etapa do sistema ligará Santa Maria e Gama à Rodoviária do Plano Piloto. Presidente Dilma Rousseff acompanhou o governador Agnelo Queiroz na inauguração.
Em fase de teste desde abril, sem cobrar tarifa dos passageiros, o Expresso DF Sul deverá entrar efetivamente em operação comercial até meados do próximo mês. Com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou ontem a primeira etapa da obra, quando também foi apresentado um cronograma que estabelece para 30 de junho o início do funcionamento do ramal que liga o Gama à região central de Brasília. O trecho entre Santa Maria e a Rodoviária do Plano Piloto tem previsão de operar, com a cobrança de passagem, a partir de 12 de julho…
O grupo, formado pela presidente Dilma, pelo governador Agnelo e por ministros e secretários, embarcou na Estação Granja do Ipê e seguiu até Santa Maria, onde ocorreu a solenidade de descerramento da placa de inauguração da primeira etapa do Expresso DF. Dilma disse que gostou do que viu. “É um metrô sobre rodas, pela qualidade do ônibus e de toda a via exclusiva. Não há nenhum sinal e nenhuma ultrapassagem na transversal”, comentou a presidente. Ela acrescentou que, pelo nível do pavimento, feito de concreto armado, o veículo circula “suavezinho”.
A obra, com custo total de R$ 761,4 milhões (incluindo uma extensão pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento), tem cerca de R$ 562 milhões provenientes do governo federal e contrapartida de R$ 199,9 milhões do governo local. “Estamos vivendo um momento de mudança. Em 54 anos, a prioridade em Brasília foi somente para o transporte particular. Agora, estamos fazendo grandes investimentos para priorizar o transporte coletivo”, afirmou o governador Agnelo. O vice-governador, Tadeu Filipelli (PMDB), que coordenou e acompanhou de perto a execução dos trabalhos, destacou a importância das obras para garantir mais respeito e dignidade.
O BRT funciona com base em um corredor exclusivo direcionado para o transporte coletivo. É um modelo em uso no Brasil e no exterior. Ao contrário de faixas preferenciais, como na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), por onde podem transitar outros veículos de transporte de passageiros (como táxis e vans), o espaço central da via no Eixo Sul é destinado exclusivamente para os ônibus articulados. Pinturas no piso esclarecem: “Só BRT”. No total, são 10 estações de embarque e desembarque entre Gama/Santa Maria e a Rodoviária do Plano Piloto. O GDF garante que apenas uma delas não está pronta para uso — a que fica na altura do Park Way. São ainda 22 viadutos para que os veículos de transporte de passageiro não entrem em conflito com o restante do trânsito.
Quando estiver em plena operação, a expectativa das autoridades de trânsito é que o tempo de deslocamento entre a região Sul do DF e o Plano Piloto diminua dos atuais 90 minutos para menos da metade em horário de pico. A ideia é estender o BRT para outras regiões da capital federal. Já existem projetos para os eixos Oeste e Norte. Ontem, foi assinado um termo de compromisso para implantação do Eixo Oeste entre o GDF e a Caixa Econômica Federal (CEF). Foi firmado ainda um documento para ampliação e modernização do Metrô/DF, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), voltado para a mobilidade das grandes cidades.
Fonte: ALMIRO MARCOS / Correio Braziliense