MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalRollemberg pode ficar de fora das eleições de 2022

    Rollemberg pode ficar de fora das eleições de 2022

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou os recursos do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no processo que apura suposto abuso de poder político nas eleições de 2018 e determinou a reabertura do caso no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

    O caso foi denunciado pelo então candidato Ibaneis Rocha (MDB), hoje governador. No dia 6 de outubro de 2018, um carro da Defesa Civil do Distrito Federal se envolveu em um capotamento após supostamente ter sido usado na entrega de cestas básicas no Sol Nascente, às vésperas do segundo turno das eleições. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) foi ao local e encontrou cartazes de campanha de Rollemberg no veículo.

    Ibaneis havia denunciado o caso ao TRE-DF, mas a Corte arquivou o processo em 2018 por entender que as acusações foram levantadas após o período eleitoral. O estafe do hoje governador, então, foi ao TSE, que pediu agora a reabertura das apurações. Caso seja condenado, Rollemberg pode ficar inelegível por oito anos.

    O TSE já havia determinado o retorno dos processo ao TRE-DF em junho deste ano, mas a defesa de Rollemberg havia entrado com recurso.

    Em nota, a defesa de Rollemberg afirma que as acusações não procedem, uma vez que o fato de cartazes terem sido encontrados na viatura é irrelevante. Os advogados acreditam que houve “uma drástica mudança de entendimento para eleições de 2018” sobre o caso e, por isso, consideram levar a questão ao Supremo Tribunal Federal (STF), “pois há questões constitucionais relevantes a serem analisadas e que podem levar, desde logo, à extinção do processo”.

     

    *Com informações do Jornal de Brasília

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler