O Seminário Internacional de Oportunidades Pós-Copa para o Distrito Federal chegou ao fim com uma mensagem de otimismo e persistência deixada pelos participantes do painel “Fortalecimento da Imagem do Brasil e de Brasília no exterior”.
Logo na abertura do debate, o secretário-adjunto de Imprensa da Presidência da República, Fernando Thompson, lembrou a forma como a recepção da Copa do Mundo pela mídia sofreu alterações drásticas à medida que as cidades-sede se mostraram eficientes na preparação para o Mundial.
“O desafio foi gigantesco. Tivemos muitas críticas que nos ajudaram, mas outras não representavam a realidade”, lembrou. “Doze dias depois que os jogos começaram, a imprensa já noticiava que fizemos a melhor Copa de todos os tempos.”
Sobre Brasília, o secretário-adjunto salientou a forma como a organização foi conduzida e afirmou que os resultados foram extraordinários. “Vocês estão de parabéns. Todo o dinheiro gasto com a Copa não traria o retorno que tiveram com o marketing gerado”, declarou.
Na mesma linha, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vicente Neto, afirmou que a Copa do Mundo foi uma parte da estratégia de captação de grandes eventos para o Brasil. Vicente salientou que Brasília foi uma das sedes que se destacou e que está em plenas condições de competir com destinos importantes nesse quesito.
“Brasília entrou no mapa nacional de captação de grandes eventos. Eu diria que é o único destino em condições de alcançar o topo, junto com São Paulo, seja pela localização, pela infraestrutura, pela arena multiuso que foi construída ou por ser a capital do país”, comentou. “Essa conclusão foi nossa e de personalidades importantes como o presidente da ICCA -(Internacional Congress and Convention Association – (Arnaldo Nardone) que se disse impressionado com a capacidade que a cidade tem de receber pessoas”, finalizou.
O coordenador-geral da Secretaria Extraordinária da Copa do Distrito Federal, Ricardo Bittencourt, reafirmou a hospitalidade do brasiliense como um dos pontos chaves do evento. “Brasília fez um trabalho árduo ao longo de quatro ou cinco anos e o legado que ficou foi, realmente, o da imagem. A cidade hoje é um grande centro de eventos, de gente alegre e que sabe receber”, pontuou.
Confira a galeria de fotos do evento no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.703383983050068.1073741931.168823163172822&type=3&uploaded=41