MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalSer criança é ter um lar seguro para chamar de seu

    Ser criança é ter um lar seguro para chamar de seu

    Neste Dia das Crianças, o projeto “Família Acolhedora” reforça a importância de garantir afeto, convivência e pertencimento a quem mais precisa

    Criança acolhida por uma Família Acolhedora. Crédito: Divulgação

    Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no próximo domingo (12), o Serviço Família Acolhedora do Grupo Aconchego no Distrito Federal reforça a importância de assegurar o direito de toda criança: crescer cercada de cuidado, proteção e amor. O programa, que acolhe temporariamente meninos e meninas afastados de suas famílias de origem, convida a sociedade a refletir sobre o verdadeiro sentido de ser criança — ter um lar onde se possa brincar, sonhar e se sentir amado.

    Enquanto muitas crianças celebram a data com suas famílias, outras enfrentam uma realidade diferente, marcada por afastamentos e rupturas. É nesse momento que o acolhimento familiar faz a diferença. “O Dia das Crianças no acolhimento familiar representa uma reflexão sobre o compromisso coletivo da sociedade no cuidado e atenção às nossas crianças e adolescentes”, destaca Raissa Aguiar,  psicóloga do serviço família acolhedora.

    Criança acolhida por uma Família Acolhedora. Crédito: Divulgação

    Mais do que um abrigo temporário, o Família Acolhedora é uma experiência de reconstrução. Ao viver em um ambiente familiar – mesmo que não seja o de origem, cada criança encontra espaço para desenvolver confiança, criar vínculos e viver a infância de forma plena. “Ser família acolhedora nessa fase de temporais é oferecer um guarda-chuva protetivo. Afinal, a tempestade passa, e a vida continua”, compara Raíssa.

    Diferente da adoção, o acolhimento é um serviço provisório, que não estabelece vínculos de filiação, mas que é crucial para o desenvolvimento emocional e social da criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade ou que aguarda o processo de adoção.

    Desde sua criação, o programa já acolheu mais de 260 crianças e adolescentes, cada uma com uma história única. Segundo Raissa, o maior desafio é sensibilizar mais famílias a se envolverem nessa rede de cuidado. “A captação de novas famílias é uma tarefa constante. É preciso desconstruir preconceitos e mobilizar afetivamente a população. Mas é justamente nesse desafio que encontramos nossos maiores aprendizados: cada criança nos ensina sobre resiliência, confiança e o poder do cuidado”, afirma.

    Neste Dia das Crianças, o Família Acolhedora celebra não apenas a infância, mas o direito de vivê-la com dignidade e afeto. “Toda criança merece sentir-se pertencente a um lar, mesmo que por um tempo. O acolhimento familiar é, acima de tudo, um gesto de amor e de esperança”, conclui Raissa.

    As inscrições para se tornar uma família acolhedora podem ser feitas pelo telefone (61) 99166-2649 ou pelo link disponível na bio do Instagram @familiaacolhedoradf.

     

    Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional.

    Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, e membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária – MNPCFC, o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler