O projeto tem como objetivo eleger 50% de mulheres nos cargos eletivos, sendo 25% delas mulheres negras
O Grupo Mulheres do Brasil de Maringá com a missão de promover ações com foco no empreendedorismo feminino e no âmbito de causas sociais, agora também se envolve em mais uma ação: O Movimento Pula pra 50, campanha assinada pela Ogilvy. O lançamento, que aconteceu no dia 01 de setembro de 2022, com a participação de Luiza Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, em uma live, enfatiza a importância de aumentar a representação feminina na política.
O projeto tem como objetivo eleger 50% de mulheres nos cargos eletivos, sendo 25% delas mulheres negras. Para alcançar a meta, uma das ações do #PulaPra50 é a Carta Compromisso, uma assinatura voluntária para as candidatas e mandatárias, ao comprometer-se com as causas prioritárias do Grupo Mulheres do Brasil. Em 2020, foram coletadas mais de 600 assinaturas, advindas de todos os Estados brasileiros.
“É uma grande satisfação fazer parte desse grupo, maior grupo político suprapartidário que acredita na transformação do país através de políticas públicas eficientes. E inserir mulheres frente a temas históricos, culturais e sociais é de suma importância para o desenvolvimento de uma nação. O Brasil tem sua história marcada por figuras femininas desde o princípio da humanidade que se destacaram pela determinação e coragem na defesa de direitos que hoje estão inseridos na legislação que prezam pelos direitos humanos e os direitos das mulheres”, ressalta Leiza Oliveira, Líder do Grupo Mulheres do Brasil de Maringá.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 53% das mulheres formam a maioria do eleitorado brasileiro, porém ainda têm pouca participação nos espaços públicos de poder. Em 2020, apenas 15% das pessoas eleitas eram mulheres.
Com o lema “Pra sociedade dar um salto, a gente precisa pular pra 50%”, a campanha utiliza do conceito de Cultura Pop para sensibilizar as pessoas a votarem em mulheres, começando por esta eleição, aos cargos do legislativo federal. O movimento Pula Pra 50 que iniciou a todo vapor não terminará nas eleições, mas tem um projeto de longa durabilidade que busca pela constante ampliação alcançar a igualdade nos ambientes políticos.
As integrantes do Grupo Mulheres do Brasil estão empenhadas para superar mais de 1000 Cartas Compromisso assinadas. Nos dias 1, 5 e 12 de setembro, ocorreram as etapas do encontro com candidatas que já assinaram. Os próximos encontros serão nos dias 22 e 27 de setembro, às 19h, na sede do Grupo Mulheres do Brasil, em São Paulo.
“Vamos, juntas, fortalecer a liderança feminina, promovendo condições para que possam atuar com excelência em cargos políticos em prol de contribuir à sociedade”, finaliza Leiza.
Sobre o Grupo Mulheres do Brasil de Maringá
O Grupo Mulheres do Brasil conecta histórias e tem um protagonismo que transforma, uma rede suprapartidária feminina que defende a liderança da mulher na construção de um país melhor. Mulheres que atuam em parceria com diferentes esferas de poder a fim de fomentar a adoção de políticas afirmativas. Por essa razão, o Grupo Mulheres do Brasil de Maringá, com a liderança de Leiza Oliveira, realiza eventos para as mulheres da cidade e região, promovendo encontros especiais para todas aquelas que querem se destacar no mercado de trabalho e também no meio social. Saiba mais, aqui!