Englobando modalidades como pintura, escultura, fotografia, performance e desenho, evento reafirma a força da produção artística contemporânea no Centro-Oeste
Até o dia 21 de outubro estão abertas as inscrições para o Salão Itiquira de Arte Contemporânea 2025, que será realizado de 18 de novembro a 17 de dezembro na Fundação Museu Couros, em Formosa (GO). O evento reunirá 15 artistas selecionados de todo o país e premiará três obras com aquisição para o acervo, valorizando a cena artística goiana no contexto nacional e internacional.
“Mais do que uma mostra, o Salão se posiciona como um manifesto cultural. Em Goiás, um Estado historicamente associado ao regionalismo e à tradição agrária, a realização de um salão de arte contemporânea é um ato de afirmação e ressignificação”, afirma Leo Matos, coordenador geral do projeto. A iniciativa coloca em evidência um território que já revelou nomes como Siron Franco e que, ao longo das últimas décadas, consolidou-se como espaço fértil para novas linguagens, influenciado também pela urbanização de cidades como Goiânia e Anápolis e pela proximidade com Brasília.
Nesse cenário, o Salão Itiquira rompe fronteiras, legitima a produção local e insere Goiás em um diálogo globalizado. Ao reunir obras que tratam de temas universais como ecologia, identidade, diversidade e questões sociais, demonstra que os artistas goianos estão conectados às principais discussões da arte contemporânea.
Itiquira: símbolo e identidade
O nome do salão não foi escolhido por acaso. Itiquira remete à força natural do Cerrado, às águas caudalosas e à biodiversidade singular de Goiás, mas também dialoga com a modernidade e urbanização da cidade de Formosa, que abriga o evento. Conhecida por suas belezas naturais, como o Salto do Itiquira, a cidade é também um polo de crescimento urbano e cultural. Essa tensão entre o rústico e o cosmopolita traduz a essência da Goiás contemporânea: um Estado que se reinventa sem perder sua identidade.
Inscrições e premiação
Podem se inscrever artistas brasileiros, naturais ou residentes em diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, fotografia, vídeo, performance, gravura, desenho e instalação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/
Todos os 15 artistas participantes receberão premiação em dinheiro: Os três primeiros colocados ganham prêmios aquisitivos no valor de R$ 4.000,00 e suas obras serão integradas ao acervo do Salão Itiquira de Arte Contemporânea. Os demais 12 participantes ficam com R$ 1.500,00 cada. Os selecionados serão anunciados em 26 de outubro e a abertura oficial acontece no dia 18 de novembro, com programação que inclui encontros entre artistas e público, além de visitação gratuita até 17 de dezembro.
Serviço
Instagram: @salaoitiquira
Local: Fundação Museu Couros – Formosa (GO)
Inscrições: 22/09 a 21/10
Abertura da exposição: 11/11
Mais informações e inscrições: https://forms.gle/