Entre 2 e 29 de janeiro deste ano, o Distrito Federal teve 3.287 casos confirmados de dengue. O número representa um aumento de 99,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Houve mais 2.687 casos prováveis, neste caso, um quantitativo 211% maior do que o registrado nas quatro primeiras semanas de 2021. Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde <http://www.saude.df.gov.br/
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afirmou que a covid-19 fez diminuir as ações de prevenção ao longo de todo o ano de 2021, pois havia restrições para os agentes entrarem nos domicílios. “A dengue espalhou-se no país inteiro, a população precisa ajudar fazendo a sua parte”, afirmou.
A boa notícia foi a redução da infestação pelo Aedes aegypt já registrada em 2022<https://www.saude.df.gov.
No início de dezembro, a pasta empossou 500 novos Agentes de Vigilância Ambiental para reforçar a atividade. Agora, o planejamento é diversificar as ações de combate, com foco no extermínio de larvas. Os serviços hospitalares também se mobilizaram para ampliar a atenção aos pacientes contaminados.