Vou garantir o direito a moradia para as pessoas carentes, afirmou Damares em evento com empresários da construção civil
Nesta terça-feira (20) a candidata ao Senado (Republicanos), Damares Alves, participou do Encontro com Candidatos ao Senado pelo Distrito Federal: Compromisso com a construção civil – Eleições 2022, evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon- DF), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF) e Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), na sede do Sinduscon, no SIA, em Brasília.
Para uma plateia formada por empresários do setor, Damares ressaltou a necessidade da criação de uma Comissão Especial do FGTS no Senado. “Não promovo a garantia de outros direitos sem a garantia da moradia. Sem uma casa para a pessoa morar, eu coloco outros direitos em risco no nosso país. Por isso, eu vou garantir a moradia para as pessoas carentes e vou ainda criar uma Comissão Especial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no Senado para que esse direito do trabalhador seja cada vez mais preservado, mas não quero que o FGTS seja engessado. Em casos extremos, a exemplo de casos de doenças, como o câncer, a pessoa pode continuar sacando o recurso”, explica.
Outros temas de destaque no encontro foram o pregão eletrônico, instituído no país pela Lei 14.133, de 1º de abril de 2021, e a Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais). O pregão, modalidade utilizada pela administração pública em seus processos licitatórios, é avaliado pelo setor de construção como inadequado para ser aplicado à contratação de obras e serviços de engenharia. Os empresários alegam que algumas empresas baixam muito o preço para ganhar o pregão e não conseguem finalizar a obra, em razão dos altos custos, gerando prejuízo para o governo. Eles citaram como exemplo a Casa da Mulher Brasileira, na Asa Norte.
“Quantas mulheres morreram e quantas mulheres eu deixei de proteger, porque aquela obra não foi concluída? Estou disposta a discutir a melhoria da lei no Senado. A gente sabe o quanto ela tem sido prejudicial, um empecilho para o segmento e provoca perdas para o erário público”, enfatizou Damares Alves.
A candidata ao Senado também tratou de pautas como o fortalecimento dos vínculos familiares, por meio de políticas públicas, investimentos na saúde, com destinação de recursos para Unidades Básicas de Saúde 24 horas em todo o DF, atenção especial à saúde mental dos trabalhadores e investimento nos pequenos e médios empresários para a geração de empregos.
Fotografia: Alan Macintosh