O Ministério Público Federal em Brasília reiterou nesta quinta-feira, 21, à Justiça denúncia contra o ex-presidente Lula, o ex-senador Delcídio Amaral, o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves e mais três pessoas por agirem para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
A denúncia havia sido oferecida em dezembro pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. O caso estava no Supremo Tribunal Federal (STF), mas com a cassação de Delcídio desceu para a primeira instância.
Lula, Delcídio, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, o banqueiro André Esteves, o empresário José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai, foram acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que negociava acordo de delação premiada com a Justiça.
O procurador Ivan Cláudio Marx confirmou a denúncia de Janot e ainda fez acréscimos à acusação inicial. Eles foram acusados pelos crimes de organização criminosa, exploração de prestígio e patrocínio infiel.
A denúncia está sob sigilo, mas o MPF pediu que a Justiça abra os detalhes da apuração.
(function(_){var Hm=function(){this.Fi=[];this.nq={}};Hm.prototype.report=function(){for(var a=[],b=0;b<this.Fi.length;++b)a.push(Im(this.Fi[b]));return a};var Im=function(a){var b=[a.key,a.value];_.t(a.rn)&&b.push(a.rn);return b},Jm={};var Km={1:0,2:1,4:8,5:6,8:11,9:2,6:9,34:25,26:15,3:7,20:12,24:26,33:11,25:0,40:9},Lm=function(a,b,c,d){var e=Km[b];4==b&&(b=(d=d.currentTarget)?d.getAttribute("data-absm"):c.getAttribute(b,"data-absm"),"e"==b?e=12:"db"==b?e=29:"dd"==b&&(e=30));(0,window.ja)(a,e)},Mm=function(a){return function(){a()}},Nm=function(a){return a.report()};_.u("registerAd",function(a,b){_.t(Jm[b])||(Jm[b]=new Hm);a.registerClickUrlModifier(_.ga(Nm,Jm[b]));for(var c=[1,2,4,8,6,9,5,3,20,34,26,24,33,25,40],d=0;d//