O lançamento do livro: O uso da Informação como Notícia do Crime Ambiental, de autoria do Presidente Nacional do PRB, Marcos Pereira, foi realizado na noite de segunda-feira (02), na sede do Conselho Federal da OAB.
O Presidente Marcos, revelou que a ideia de escrever o livro surgiu durante as aulas de pós graduação em Direito Penal. “O livrodiscute como o jornalismo investigativo pode ser usado para ajudar na preservação do meio ambiente. Uma matéria jornalística bem apurada que apresente fatos concretos pode ajudar o Ministério Público oferecer denúncias contra quem comete crimes ambientais”, disse.
O deputado Evandro Garla ressaltou que o livro mostra como a informação consistente seria um catalisador de proteção institucional do meio ambiente. “A obra busca integrar as investigações jornalísticas como prova de crime ambiental. E se fato houver um dano ambiental, o Ministério Público poderia prescindir da instauração do inquérito penal para oferecer diretamente a ação penal. Além disso, a comunicação é fundamental para que a gente conheça nossos direitos”, comentou.
O ex- ministro do Supremo Tribunal de Justiça Sebastião Reis, explicou que o livro de Marcos Pereira retrata fatos de como uma imprensa responsável trabalha. “Os profissionais ouvem os dois lados da história antes de repassar ao público. A imprensa tem um papel muito importante nos dias de hoje, pois o Estado não tem condições de estar presente em todos os momentos da nossa realidade, destacou”
O deputado Vitor Paulo parabenizou o autor Marcos Pereira por escrever sobre um tema tão relevante na sociedade atual. ” O papel do jornalismo é fundamental como forma de denuncia. A lei ambiental foi elaborada para preservação e quando se respeita os limites, naturalmente todos nós ganhamos. Esse livro transmite qual é de fato o papel do jornalismo investigativo. Portanto, queria parabenizar o escritor Marcos Pereira por essa brilhante ideia”, enfatizou.
Reportagem: Geysa F. de Albuquerque
Fotos: Jessé Vieira