Meninas de onze a treze anos poderão ser vacinadas contra o vírus HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir desta segunda-feira. A vacina será oferecida até o final deste ano em 36.000 postos de saúde e escolas públicas e privadas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% da população-alvo, o equivalente a 5,2 milhões de adolescentes.
A vacina contra o HPV é capaz de prevenir a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, que pode ser contraído por meio de relação sexual, contato direto com peles ou mucosas infectadas, e também no momento do parto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras do HPV, sendo que 32% são infectadas pelos tipos causadores do câncer. Por ano, 270.000 pessoas morrem em decorrência da doença.
Quem comemora muito é o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, que apesar dos inúmeros ataques enfrentados por diversos setores, implantou em Brasília o programa de vacinação contra o HPV de meninas entre 11 e 13 anos. O sucesso foi tão tão grande que o governo federal copiou a fórmula e decidiu aplicar neste ano em todo o território nacional.
Fonte: Donny Silva/Com informações de Veja