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Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025

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Professor do Os Pedagógicos destaca estratégias para a preparação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira (17/6) o edital da Prova Nacional Docente (PND) de 2025 com o detalhamento das regras, procedimentos e prazos. O documento pode ser conferido no link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-72-de-16-de-junho-de-2025-636578606

Conforme já tinha sido anunciado, as provas serão no dia 26 de outubro. Os interessados em participar do exame nacional poderão fazer a inscrição no período de 14 a 25 de julho, exclusivamente, pelo Sistema PND, com a informação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone fixo e/ou celular válidos.

No ato da inscrição, o participante da PND deverá indicar a área específica na qual deseja ser avaliado, por exemplo, ciências sociais, matemática, computação, educação física, filosofia, física, português, geografia ou história, entre outras.

O resultado da PND terá validade de três anos, podendo ser utilizado por entes federativos como critério em concursos ou processos seletivos.

Quem pode participar

A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada anualmente, voltada aos estudantes concluintes de cursos de formação de professores, inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais cidadãos que tenham interesse em participar de concurso ou processos seletivos de contratação de professores nos estados e municípios.

Para quem deseja se preparar, o professor Carlinhos Costa, sócio-diretor do curso preparatório Os Pedagógicos, recomenda que os estudos tenham como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura, elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação. “A prova segue um modelo semelhante ao do Enade aplicado às licenciaturas, mesclando legislação educacional atualizada e situações práticas do cotidiano escolar. Quem já estuda para concursos estaduais e municipais sairá na frente, pois boa parte do conteúdo pode ser aproveitada. Além disso, graduandos também poderão participar em igualdade de condições”, explica.

De acordo com o professor, os conteúdos devem abranger tanto conhecimentos gerais sobre Educação quanto temas específicos das áreas de atuação (licenciaturas). Estão previstos assuntos que fundamentam a Educação — como história, concepções pedagógicas e seus teóricos, legislação —, processos de ensino e aprendizagem (metodologias, estratégias didáticas, planejamento), práticas pedagógicas (gestão, interdisciplinaridade, avaliação, ética), temas atuais e o contexto socioeducacional.

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