A Fundação Francisco Dornelles, com o apoio do Partido Progressistas-DF (11), realizou nesta quinta-feira (9) o seminário “Brasília em movimento pela saúde: da atenção básica à alta complexidade”.
O evento, sediado no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), na Asa Sul, reuniu profissionais de saúde, gestores, estudantes e autoridades em um dia de debates sobre os principais desafios e avanços do setor de saúde pública no Brasil. A programação focou no fortalecimento de políticas públicas eficientes e inclusivas, com painéis e rodas de conversa que abordaram desde a atenção primária até os serviços de alta complexidade, além da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vice-governadora do Distrito Federal e presidente do Progressistas-DF, Celina Leão, enfatizou a urgência da mobilização em torno da saúde pública. “Brasília está sempre em movimento pela saúde porque a vida não espera. A saúde exige dedicação, coragem e compromisso para transformar a realidade e garantir que cada cidadão seja atendido com dignidade em todas as etapas da vida”, declarou a vice-governadora.
A diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Viviane Cristina Uliana Peterle, reforçou a importância da integração entre diferentes segmentos da sociedade. “É (uma iniciativa) muito importante justamente porque é um espaço de diálogo com os estudantes, com a sociedade civil que está aqui presente, com os profissionais de saúde e com a gestão, que hoje está tão próxima de nós neste momento”, ressaltou a diretora.
Com a troca de experiências entre profissionais e estudantes da área da saúde, o seminário incentivou a reflexão sobre práticas inovadoras, desafios da gestão e o futuro do SUS. SEMINÁRIO – BRASÍLIA EM MOVIMENTO PELA SAÚDE Fotos: Luh Fiuza/ VGDF