“Estou protocolando denúncia ao Procurador Geral de Justiça do Paraná em desfavor do delinquente e desqualificado vereador de Curitiba, Renato Freitas (PT). Espero que a Câmara Municipal da nossa capital reaja à altura. Toda solidariedade à Arquidiocese de Curitiba”, afirma Filipe Barros, deputado federal eleito pelo Paraná.
Militantes ligados a partidos de esquerda, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista Brasileiro (PCB), ocuparam uma igreja católica de Curitiba (PR), no último final de semana.
A ação criminosa aconteceu no sábado (5), em um ato contra o racismo que descambou pra invasão da igreja do Rosário de São Benedito, no centro histórico da capital paranaense.
Um dos líderes do protesto foi o vereador de Curitiba Renato Freitas (PT). Ele, que em outras ocasiões foi preso por perturbação ao sossego e já foi flagrado pichando uma propriedade privada, aparece em várias imagens durante o ato. Vídeos em redes sociais mostram alguns manifestantes convocando os outros para invadirem o local. Depois, aparecem discutindo com uma idosa, frequentadora da igreja.
O grupo portava bandeiras de partidos de esquerda, como PCB, e gritava palavras de ordem, impedindo os fiéis de professarem sua fé, durante uma missa.
Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.