Começa nesta sexta-feira (16), a instalação dos postes e aterramento para a fixação das câmeras de segurança na área central de Taguatinga. As câmeras serão dispostas nos locais de maior criminalidade.
A iniciativa do governo do DF, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública, será dividida em duas etapas. Na primeira, cerca de 30 câmeras de vídeo para monitoramento serão instaladas pela área central. Na segunda etapa do projeto, 75 serão fixadas por todos os setores de Taguatinga.
O objetivo da medida é fazer controle preventivo, ostensivo e repressivo da ação de criminosos, além de acompanhar o andamento do trânsito. Os equipamentos terão capacidade de aproximação de imagem 35 vezes maior do que as câmeras convencionais. Além disso, as câmeras oferecerão sensibilidade térmica, que possibilita uma resposta mais rápida aos focos de incêndio e otimiza a utilização do efetivo.
“Nosso governo quer oferecer maior segurança para a população de Taguatinga, garantindo assim, o direito de ir e vir de todos. Com as câmeras, nossa cidade ficará sob vigilância 24 horas por dia, o que vai prevenir as ocorrências”, afirmou o administrador regional de Taguatinga, Carlos Jales.
Os trabalhos serão realizados dioturnamente e começarão pela C10, C7 e C18. A expectativa é de que o novo sistema de monitoramento do centro da cidade esteja em pleno funcionamento até o fim do ano.