Evento inédito no país discute segurança, inclusão e valorização dos bastidores do espetáculo circense na UnB
Montando Riggers de Circo- Foto Divulgação
Brasília vai sediar a 1ª Conferência Brasileira de Montadores e Riggers de Circo, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Durante três dias de imersão, artistas, pesquisadores, técnicos e especialistas de diversas regiões do país se reunirão para discutir a segurança nas práticas circenses e as condições de trabalho dos profissionais que fazem o espetáculo acontecer por trás dos holofotes. O encontro acontecerá no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), com sede na Faculdade de Educação Física.
As inscrições vão até o dia 25 de agosto e podem ser feitas através do link: https://bit.ly/
A Conferência é uma atividade de extensão da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. A realização é do projeto Entre Nós, voltado à cultura de segurança no circo no Distrito Federal, e da empresa Aerius Soluções em Altura – Empresa especializada em Segurança no Circo, Rigging, Acesso e Resgate, de Campinas (SP), e conta com o apoio do Avante, Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer da UnB.Segundo Ludmila, a conferência busca mais do que apenas promover debates técnicos. “Buscamos mais do que apenas promover debates técnicos, mas difundir a cultura de segurança do circo para todo seu universo. Queremos levar o circo para novos espaços, e ocupar uma universidade pública é um marco para a difusão desses conhecimentos. Brasília é um local estratégico para unir pessoas de diferentes lugares e ideal para a realização da primeira edição da conferência.”, explica a produtora.
Com uma programação intensa de palestras, oficinas, mesas-redondas e vivências práticas, a conferência abordará temas como: normativas e certificações, a cultura de segurança como parte do processo criativo, o ensino do risco no circo, segurança em circos itinerantes, mulheres e equidade no mercado técnico; e aulas inclusivas para pessoas com deficiência.
Nomes como Marco A. Bortoleto, um dos principais pesquisadores/acadêmicos sobre circo no Brasil, Fábio Marcelo, autor de livros sobre segurança em altura, e Diego Ferreira autor do livro: “Segurança no Circo: questão de prioridade”, liderarão as atividades formativas da conferência. As oficinas incluirão temas como sistemas de vantagem mecânica, inspeção e manutenção de equipamentos de segurança (EPIs), ancoragens seguras, estruturas suspensas e vivências práticas de acesso por corda.
Durante a abertura, a conferência também lançará o primeiro mapeamento nacional de montadores e riggers de circo. “A pesquisa tem como objetivo traçar um retrato da categoria, incluindo diversidade de gênero, raça e deficiência, e servir de base para novos projetos de fomento e reconhecimento da profissão. Também será lançado um canal para registro de acidentes no âmbito circense”, explicou Diego.
A pluralidade da cena técnica circense estará representada por oradores como Tum Aguiar, fly-in rigger do Cirque du Soleil, e Mateus Bonassa, artista e rigger com experiência em produções como O Teatro Mágico e Circo Vox. Além deles, técnicos e artistas de outras regiões do Brasil compartilharão experiências que entrelaçam segurança, estética e ética no fazer circense.
Serviço
1ª Conferência Brasileira de Montadores e Riggers de Circo
Local: Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade de Educação Física
Data: 26, 27 e 28 de agosto
Atividades: Oficinas, mesas-redondas, vivências, palestras, lançamento de pesquisa
Inscrições: https://bit.ly/