As multas, de acordo com relatos dos comerciantes, são práticas comuns por parte dos órgãos competentes aos usuários do comércio das entre quadras, sem qualquer tolerância, em decorrência de um problema que é crônico em Brasília, os estacionamentos. Diante das penalidades os comerciantes destacam a influência negativa nos resultados econômicos de seus estabelecimentos.
A deputada Celina Leão verificou in loco a dificuldade enfrentada pelos comerciantes, durante visita à comercial da 209 Sul. “Pude constatar que são procedentes as reclamações que recebi por parte dos comerciantes e não poderia deixar de contribuir para a melhoria, ou até mesmo a solução deste problema com o debate em audiência pública”, avalia Celina Leão.
Além da classe empresarial das entre quadras do Plano Piloto e da deputada Celina Leão, foram convidados para participar do debate a Associação Comercial do DF, o Comandante do Batalhão de Trânsito, o DETRAN, o Secretário de Obras , o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) , o Departamento de Estradas e Rodagem, o Administrador de Brasília e Universidade de Brasília.