O então secretário não gostava de mostrar a cara, principalmente para a imprensa, e por muitas vezes se negou a falar sobre crises que abalaram o sistema de transporte público no DF.
Diante de tantas denúncias e morosidade em ações para se evitar o caos no setor, o governador Rogério Rosso (PMDB) atendeu pedidos e decidiu, numa caneta só, afastar toda a cúpula da secretaria de Transportes, demitindo Gualter e sua turma.
Rosso resolveu colocar um delegado à frente da pasta, para impor comando e fazer um amplo levantamento sobre todos os contratos celebrados pela secretaria nos últimos meses. O delegado Paulo César é pós-graduado em Direito Público e conhece bem o funcionamento da máquina administrativa.
Ao lado do delegado Paulo César, Rosso colocou um técnico especialista em transporte público, o competente José Geraldo, que tem larga experiência na área e que hoje ocupa o cargo de secretário-adjunto da secretaria de Transportes.
A dupla, afinadíssima, conseguiu dar novo rumo à secretaria de Transportes e tem conseguido impedir, até aqui, o aumento das passagens do transporte público.
Paulo César e José Geraldo fizeram um mapeamento completo das irregularidades encontradas na secretaria, e tem um plano ousado para solucionar grande parte dos problemas enfrentados pela população quase que diariamente.