Algo muito estranho acontece nos céus de Brasília
Quase que discretamente um avião militar russo, modelo Ilyushin IL-76 pousou na manhã deste domingo (10) no Aeroporto Internacional de Brasília, partindo de Moscou.
O avião pertence a Aviacon Zitotrans, empresa aérea cargueira com sede no Aeroporto de Ecaterimburgo, na região central da Rússia. O interessante é que a companhia foi sancionada em 2023 pelo governo americano após utilizar suas aeronaves para transportar cargas à Venezuela.
O motivo da visita do avião russo a Brasília não ficou claro, e não constam na ANAC registros de horários de voo comercial. É quase um “avião fantasma”.
A FAB não revelou o conteúdo transportado, ressaltando que apenas o operador do voo tem conhecimento da carga.
Em 17 de março de 2024, o mesmo avião de carga russo sancionado pelos Estados Unidos pousou na capital da Coreia do Norte, Pyongyang, conforme noticiou o jornal DongA Ilbo e foi repercutido em matéria da Reuters.
A aeronave de carga Il-76, que havia partido de Moscou em 6 de março, chegou ao Aeroporto Internacional Sunan de Pyongyang na segunda-feira, antes de seguir em direção à China cerca de duas horas depois, conforme reportou o veículo sul-coreano, citando sites de rastreamento de voos.
Visitas à capital da Coreia do Norte feitas por um grande avião de carga privado russo são incomuns, destacou o jornal.
Em 15 de agosto de 2024, outra aeronave Ilyushin IL-76 chegou na Venezuela. O jato da Aviacon Zitotrans pousou em Caracas após voar de Novosibirsk, na Rússia, com escala em Sochi, e também uma parada na Argélia antes de chegar em Caracas.
É a aeronave mais suspeita que circula livremente por países comandados por ditadores corruptos.
E fica a grande pergunta: O que essa aeronave faz em Brasília? o que há dentro dela?