Evento gratuito, com parceria de diversas instituições de classe, reúne especialistas para discutir equidade racial e protagonismo feminino, além de práticas jurídicas
O Congresso Nacional de Juristas Negras – Vozes de Julho: Tecendo a Justiça será realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 de julho. O encontro, gratuito e promovido pela AASP – Associação dos Advogados, em parceria com a Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, o IASP e o IBCCRIM, reunirá juristas negras de destaque para discutir igualdade racial, direitos humanos e fortalecer estratégias jurídicas antirracistas, promovendo representatividade e inovação no Direito.
O congresso será palco de mesas-redondas, painéis temáticos e momentos de networking entre profissionais, estudantes e lideranças negras do Direito. O primeiro dia de evento será na sede da AASP e o segundo na sede da OAB/SP.
Estão previstos palestras e painéis sobre litigância estratégica antirracista, combate à desinformação e ao discurso de ódio, compliance e diversidade, direito médico, proteção de dados pessoais, saúde mental de profissionais negras no Direito, além de debates sobre o enfrentamento ao racismo estrutural nas instituições.
“Nosso objetivo é criar um espaço de escuta, troca e fortalecimento, onde juristas negras possam compartilhar suas trajetórias, vivências e contribuições para a transformação social. A AASP tem orgulho de apoiar uma iniciativa que dá visibilidade à excelência jurídica negra e promove debates profundos e necessários para o futuro do Direito”, afirma Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, Presidente da AASP.
Estão confirmadas presenças de nomes como a ministra Edilene Lobo, Eunice Prudente e a ministra Vera Lúcia, além de lideranças locais que abrirão os trabalhos no dia 24. Além disso, o evento irá contar com a entrega da Medalha Tereza de Benguela, em homenagem a trajetórias representativas de resistência e liderança, reforçando o compromisso com justiça antirracista.
O encontro oferece ainda oportunidades de networking e fortalecimento de redes profissionais, com ênfase para o papel estratégico da mulher negra no cenário jurídico e para a urgência de práticas inclusivas e transformadoras no Direito.
SERVIÇO:
Congresso Nacional de Juristas Negras – Vozes de Julho: Tecendo a Justiça
Quando:
- 24 de julho (9h–18h), sede da AASP – Rua Álvares Penteado, 151, Centro, São Paulo
- 25 de julho (9h–18h), sede da OAB/SP – Rua Maria Paula, 35, Bela Vista, São Paulo
Entrada: Gratuita, abertas a profissionais, estudantes e interessados.
Inscrições: Acesse o link para mais informações.
Sobre a AASP:
Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Com cerca de 75 mil associados, a entidade oferece cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, como intimações online com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.