Detran-DF comemora redução de 45% nas mortes de ciclistas em vias urbanas e realiza ações educativas para aumentar cada vez mais a segurança de quem pedala pela cidade
Zélia Ferreira
Em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou blitz educativa e ação do programa Bike em Dia, no estacionamento 10 do Parque da Cidade, na manhã desta terça-feira (19).
Enquanto uma equipe abordava os condutores, orientando-os quanto aos cuidados com os ciclistas e respeito à legislação, outra equipe abordava os ciclistas com dicas de autocuidado e de cuidados com a bicicleta. Os participantes receberam sacochilas e o guia da bike – material didático com orientações sobre a legislação e recomendações de segurança aos ciclistas.
Nos últimos anos, o trabalho de conscientização de ciclistas e motoristas tem reduzido o número de sinistros fatais envolvendo ciclistas no Distrito Federal. Houve redução de 19% na quantidade de ciclistas mortos de 2022 para 2023 – caindo de 26 para 21 óbitos – e redução de 14% nos óbitos de 2023 para 2024 (18). Além disso, os dados da Gerência de Estatística do Detran-DF apontam diminuição de 45% de ciclistas fatais em vias urbanas – que são as vias de jurisdição da autarquia – de 2023 para 2024, caindo de 11 para seis óbitos.
“Os dados preliminares levantados pela nossa estatística mostram que, este ano, 10 ciclistas já perderam suas vidas ao pedalar pela capital federal. Uma dezena de vidas perdidas é um número que nos alerta do quão frágil é a vida de quem compartilha as vias e espaços públicos com outros tipos de veículos em cima de uma bicicleta. E essa vulnerabilidade a gente não pode esquecer nunca! Por isso, mantemos uma rotina de ações educativas semanalmente, levando a mensagem de autocuidado para os ciclistas e de respeito para os motoristas”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
Durante os próximos dias, a Diretoria de Educação de Trânsito intensificará as ações com foco na segurança do ciclista, tanto com abordagem a eles, aos pedestres e aos condutores de outros tipos de veículos, como os de transporte coletivo, por exemplo.
Recomendações
Aos ciclistas, vale lembrar algumas atitudes de autocuidado: usar o capacete que, apesar de não ser obrigatório, é muito importante na redução da gravidade de sinistros; traçar rotas seguras dando preferência ao uso de ciclovia ou ciclofaixa e, somente quando não houver esses espaços, andar no bordo da via com a máxima atenção, pedalando sempre no mesmo sentido dos veículos; procurar tornar-se mais visível, principalmente à noite, escolhendo roupas claras e utilizando retrorrefletivos e sinalizadores dianteiros e traseiros da bicicleta; redobrar a atenção nos cruzamentos rodocicloviários; nunca andar entre os carros e evitar dividir espaço com veículos grandes; sinalizar com as mãos suas manobras; obedecer à sinalização viária; não usar o celular nem fones de ouvido enquanto pelada; jamais pedalar sob efeito de álcool; e manter a bike em boas condições de uso. Além disso, o ciclista também deve cuidar da segurança dos pedestres, dando-lhes a preferência de passagem na faixa e descendo da bicicleta quando for atravessar na faixa de pedestres.
Aos condutores, destacam-se a necessidade de: reduzir a velocidade e guardar a distância mínima de 1,5m ao passar pela bicicleta; estar atento ao se aproximar de cruzamentos rodocicloviários; conferir sempre pelo retrovisor se não vem nenhum ciclista antes de abrir a porta e fazer conversões; observar os gestos de sinalização do ciclista; evitar buzinar para não assustar o ciclista, principalmente crianças; dar preferência ao ciclista nas ciclofaixas e ciclovias.
Perfil de vítimas
Nos sinistros de trânsito ocorridos no DF, observa-se que a grande maioria dos ciclistas mortos são do sexo masculino: todas as 21 vítimas de 2023 eram homens e, das 18 mortes ocorridas em 2024, 16 homens e duas mulheres. Quanto à faixa etária, dos mortos em 2023, a maioria (10) tinha entre 50 e 59 anos, seguidos dos com idade entre 40 e 49 anos (5); e em 2024, houve quatro com idade entre 20 e 29 anos, três na faixa de 30 a 39 anos e outros três de 50 a 59 anos.