O deputado Washington Mesquita, que abandonou a oposição para apoiar o governo do DF, percebeu que esse apoio nem sempre é recíproco. Apesar de ter o nome garantido pelo Buriti para assumir a 1a Secretaria da Mesa, Mesquita ficou praticamente sozinho quando o seu nome foi colocado como candidato e, antes mesmo de ir para o voto, decidiu abandonar a candidatura natimorta.
Eleito com a força do padre Moacir, o deputado distrital Washington Mesquita (PSD) demonstrou que não dá um passo sem seu mentor espiritual, mas caiu na real que a força do religioso não é mais tão indiscutível assim na Casa.
O Padre Moacir negociou, negociou, mas ficou de fora da Mesa Diretora. Seu protegido, deputado Washington Mesquita (PDD) não conseguiu convencer seu bloco e acabou forçado a deixar a vaga para sua líder, a Eliana Pedrosa.
Apesar de terem vendido a imagem de que Washington teve uma atitude grandiosa ao deixar a 1a Secretaria para Eliana Pedrosa, Washington Mesquita saiu do Plenário bradando a quem quisesse ouvir que estaria fora do PSD. Seu destino mais certo seria o PTB de Gim Argelo.
Fonte: Blog do Honorato