Mais um atentado contra a democracia! O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aparentemente por iniciativa própria, em decisão de ofício (monocrática) nesta quinta-feira (13) resolve impedir investigação dos institutos de pesquisa pelo CADE e pela Polícia Federal. Ele alega “ausência de justa causa” e que “compete à justiça eleitoral a fiscalização das entidades de pesquisa”.
Mas por quê o TSE não investigou no primeiro turno? Se alguém tinha ainda alguma dúvida sobre os institutos de pesquisa, agora não há mais dúvida alguma.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que responde ao Ministério da Justiça, determinou uma investigação contra institutos de pesquisa por supostos erros nas sondagens feitas no primeiro turno das eleições.
Em documento, o CADE afirma que as empresas podem ter atuado como um cartel para “manipular” as eleições. O ofício cita os institutos Ipec (ex-Ibope), Datafolha e Ipespe.
Neste segundo turno, o TSE trabalha escancaradamente para o candidato do PT, Lula. Alguém duvida? Basta ver as decisões pró Lula e contra Bolsonaro.
É papel agora do TSE interferir no CADE? Ou questionar operação da PF que afastou o governador de Alagoas amigo de Lula por ordem do STJ?
O TSE está sem limites e se mostra parcial. Tem gente querendo eleger Lula de qualquer modo! Vale até mesmo esconder seu passado de mentiras e corrupção.
Que absurdo!
Confira a decisão: