MAIS
    HomeNotas AntigasTONINHO DO PSOL SOLTA O VERBO

    TONINHO DO PSOL SOLTA O VERBO

    O DISTRITO FEDERAL NÃO É QUINTAL DE MULTINACIONAL

    Vergonhosa e revoltante a atitude submissa e mal explicada do governador Agnelo Queiroz em firmar contrato com empresas de Singapura para “pensar” o futuro de nossa Capital, em especial o planejamento e o desenvolvimento econômico para os próximos 50 anos. Fala-se que o custo desse contrato, sem licitação,  é de 4,5 milhões de reais para os cofres públicos.

    Ficam algumas perguntas no ar para Agnelo responder. Quem ou quais empresários estão por detrás dessa operação internacional? Servem a que interesses? Ajudaram a financiar as campanhas políticas de quem? Porquê o governador teve de viajar literalmente para o outro lado do mundo para assinar esse contrato, quando o correto seria os empresários se deslocarem até Brasília para apresentarem e tentar venderem seus produtos ?

    Importante registrar um fato preocupante acerca de contratos dessa natureza. Existem hoje no mundo, principalmente no Sudeste Asiático, empresas e escritórios especializadas em vender “pacotes” de projetos urbanísticos, caríssimos e de péssimo gosto a países do chamado Terceiro Mundo. É lamentável a postura do governador Agnelo nesse episódio ao aceitar, de forma submissa, esse tipo de relação subalterna e antinacional, principalmente para a Capital de nosso país.

    É justo e merece todo nosso apoio e solidariedade, o repúdio e o posicionamento crítico de jornalistas, entidades, personalidades e militantes que atuam há décadas em defesa de nossa Capital como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade, e que agora se vêem surpreendidas com essa atitude do governador em contratar empresas de fora de Brasília e do Brasil para executar um pretenso plano estratégico para os próximos 50 anos.

    O Partido Socialismo e Liberdade não vai se calar diante do desperdício de dinheiro público em projetos completamente distanciados de nossa realidade e da história de Brasília. Queremos chamar a atenção de todos e mobilizar nossa sociedade contra mais um ataque aos nossos direitos como cidadãos.

    Esperamos que haja uma intensa mobilização popular contra essa iniciativa do governador Agnelo Queiroz. O PSOL está fazendo a sua parte ao trazer a público a denúncia de um ato contrário aos interesses do povo de Brasília.

    Se quisesse verdadeiramente pensar o futuro de nossa Capital Federal, o governador deveria promover debates e seminários públicos sobre esse tema, convidando nossos especialistas da área de urbanismo, arquitetura, planejamento urbano, historiadores, sociólogos, professores das Universidades públicas e privadas, partidos políticos, e demais entidades representativas da sociedade civil para encontrarmos uma solução.

    Diante dos fatos, o PSOL do Distrito Federal exige o imediato cancelamento desses contratos, ao mesmo tempo que propõe a instauração de procedimentos investigatórios, tanto na Câmara Legislativa como no  Tribunal de Contas do Distrito Federal.

     

     

    Brasília, 16 de outubro de 2012.

     

     

    Antonio Carlos de Andrade

    Presidente do PSOL

    Diretório do PSOL/DF

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler