Deu em O Globo
Supremo abre inquérito para investigar Renan
Senador do PMDB é suspeito de tráfico de influência e improbidade administrativa
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo site do STF, o inquérito apurará suspeita de envolvimento do senador com tráfico de influência e improbidade administrativa.
De acordo com a procuradoria, o material que embasou o pedido de abertura de inquérito teria chegado ao Ministério Público Federal (MPF) no ano passado. A Procuradoria não deu detalhes do caso, que está em segredo de Justiça.
O caso chegou ao Supremo em julho. Ontem, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, determinou a distribuição do pedido do procurador para um relator na Corte. O pedido foi distribuído para a ministra Cármen Lúcia.
Há três anos, o senador alagoano foi alvo de investigação a partir da denúncia de que receberia ajuda financeira de uma empreiteira para bancar despesas de uma jornalista com quem tivera uma filha fora do casamento.
Renan Calheiros, ex-ministro da Justiça, também foi acusado de irregularidades na declaração de bens e emissão de notas fiscais na compra e venda de bois. Por esse motivo, existe outro inquérito tramitando no STF, instaurado em agosto de 2007, a pedido do próprio senador.