MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilSobre o cancelamento da mesa de negociação do DNIT

    Sobre o cancelamento da mesa de negociação do DNIT

    A *Associação Nacional dos Engenheiros e Analistas em Infraestrutura de Transportes do DNIT – AEDNIT* vem a público expressar sua profunda insatisfação com o cancelamento unilateral, pelo *MGI*, da mesa de negociação específica do *DNIT*, que estava marcada para o dia *04 de julho*.

    Desde agosto de 2023, a *AEDNIT* protocolou propostas que visam a reestruturação da carreira, algo que não ocorre de forma efetiva desde 2005. Contudo, o *MGI* tem negligenciado as demandas da engenharia do *DNIT*.

    O *Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT* é a autarquia responsável pela maior parte da aplicação direta dos recursos do *Novo Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC*, com investimentos previstos na ordem de 70 bilhões de reais até 2026. Atualmente, conta com cerca de 800 profissionais entre engenheiros e analistas em infraestrutura de transportes de diversas áreas. Apenas no ano passado, foram 14 bilhões aplicados pelo *DNIT*, e graças ao trabalho desses profissionais, o governo comemora uma malha rodoviária com 70% dela enquadrada como ótima ou boa.

    Infelizmente, esse trabalho e importância parecem servir apenas para propaganda, quando somos rotulados como “caceteiros”, “casca de bala”, entre outros termos que visam popularizar a atuação técnica e comprometida dos profissionais que atuam nas áreas finalísticas da autarquia.

    A capacidade do corpo técnico do *DNIT* não é novidade para nós. A atuação desses profissionais foi destaque nas ações de apoio e reconstrução da infraestrutura de transporte federal, muito afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. No entanto, o *MGI* parece ignorar a importância do *DNIT* e de sua engenharia.

    Representamos mais de 70% do quadro técnico da autarquia e estamos abertos ao diálogo. Esperamos que o *MGI* revise sua posição e mantenha a reunião previamente marcada. Alertamos que o clima de insatisfação, que já era grande, está crescendo ainda mais com este cancelamento. O descontentamento entre o quadro técnico do *DNIT* é gigantesco, e ações mais contundentes de mobilização, não estão descartadas.

    *AEDNIT – Associação Nacional dos Engenheiros e Analistas em Infraestrutura de Transportes do DNIT*

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img