O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar explicou ao jornalista Donny Silva, durante pausa para um café, sobre a dificuldade no cumprimento do acordo salarial das forças de segurança do DF e que mantém esperança no Senado para reverter a situação; Também destacou a redução do número de homicídios na capital
Sobre o acordo salarial das forças de segurança pública, Sandro Avelar afirmou que a visão preconceituosa de alguns políticos sobre o Distrito Federal explica a dificuldade no cumprimento do acordo salarial das forças de segurança pública.
‘É o pensamento pautado no atraso, infelizmente, numa posição muito importante na escala decisória do país, embora não represente a opinião do governo federal”, afirmou.
“Enquanto tantos lutam para se criar a estabilidade na capital, outros ajudam a fomentar instabilidade social, insatisfação e revolta entre os profissionais da segurança pública, e, consequentemente, insegurança para a população. Espero que o Senado repare esse equívoco e dê à Câmara a oportunidade de se reposicionar sobre o assunto, entendendo a realidade que coloca as nossas forças entre as mais mal remuneradas do país, apesar de só elas protegerem autoridades federais oriundas de todos os lugares do Brasil e do mundo, que residem, por força do ofício, na capital da República”, acrescentou Avelar.
Durante o café, o secretário fez questão de destacar um outro tema extremamente relevante para a capital: O mês de maio de 2023 registrou o menor número de homicídios em 24 anos, segundo balanço da Segurança Pública, que revela que o número de vítimas de homicídios em maio deste ano é o menor deste 2000.
“O resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança em conformidade com a política de segurança do DF. Outros fatores importantes para a redução é o uso da tecnologia e da inteligência policial, assim como o constante aperfeiçoamento dos processos de gestão e de aproximação com a comunidade”, declarou Avelar, que é delegado da Polícia Federal e que tem sido elogiado na condução da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.