Deu em O Globo
PT e PSDB pedem apuração de quebra de sigilo
Eduardo Jorge convence comando tucano a entrar com ação; advogada petista diz que partido quer colaborar
Isabel Braga e Flávio Freire:
O PT entrou ontem com pedido de inquérito na Polícia Federal para apurar a quebra de sigilo fiscal e financeiro do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira.
Ao mesmo tempo, o PSDB decidiu, em São Paulo, entrar com uma ação na Justiça para identificar o responsável pelo vazamento.
Conforme o jornal “Folha de S.Paulo”, dados fiscais e bancários de Eduardo Jorge constam do dossiê contra o PSDB que estaria sendo preparado pela campanha da candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff.
O PT informou à PF que está à disposição para colaborar com as investigações.
– Os fatos são graves e merecem apuração. O PT pede que se investigue se houve o fato e quem é o responsável — disse a advogada que protocolou o pedido, Danyelle Galvão.
A ação do PSDB vai ser impetrada na Justiça comum. O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), informou que haverá amanhã uma reunião de dirigentes e advogados do partido para acertar detalhes da ação.
– Há um conjunto de ações nos últimos três meses que culminou no episódio envolvendo o Eduardo Jorge – afirmou Guerra.
Durante o dia, a ideia não era partir para a briga judicial. Mas a decisão de entrar com a ação foi tomada após a conversa dos dirigentes com Eduardo Jorge, que se dizia indignado com o problema:
– Não sei por que me investigaram. Nos últimos dez anos, tudo o que eu falo e ouço todo mundo pode saber.