MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalProjeto prevê a criação de jardins terapêuticos

    Projeto prevê a criação de jardins terapêuticos

    Proposta apresentada pelo deputado Rogério Morro da Cruz na Câmara Legislativa, busca estabelecer os princípios e diretrizes para a instalação de jardins terapêuticos em unidades hospitalares, asilos, casas de repouso e centros de reabilitação, administrados pelo próprio Poder Público ou por organizações da sociedade civil conveniadas.

    Segundo o parlamentar, jardins terapêuticos são espaços projetados e desenvolvidos para promover o bem-estar físico, mental e emocional dos pacientes, familiares e profissionais da saúde, por meio da integração com a natureza, incluindo elementos como vegetação variada, áreas de descanso, locais para prática de atividades físicas, áreas de contemplação e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

    O projeto prevê que o Poder Público poderá celebrar parcerias com organizações da sociedade civil, universidades, empresas e outras instituições públicas e privadas para a instalação, manutenção e desenvolvimento de atividades nos jardins terapêuticos.

    Em defesa da proposta, o Rogério Morro da Cruz afirma que a importância da criação dos jardins terapêuticos reside na crescente comprovação científica dos benefícios que a interação com a natureza proporciona a saúde humana. Estudos demonstram que a exposição a ambientes verdes pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, além de diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca.

    “A interação com a natureza também tem se mostrado eficaz no alívio da dor, na redução da ansiedade e da depressão, e na melhoria do sono, da concentração e da memória”, afirma o parlamentar.

    O projeto será analisado pelas comissões da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), para em seguida ser apreciado em plenário e, caso aprovado, encaminhado à sanção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img