MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalProjeto determina que aplicativos de transporte garantam acessibilidade em veículos no DF

    Projeto determina que aplicativos de transporte garantam acessibilidade em veículos no DF

    De autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), a proposta tem como objetivo inibir ações abusivas e constrangedoras contra PCDs

    Aplicativos de transporte poderão ser obrigados a oferecer opção para passageiros cadeirantes no Distrito Federal. Proposto pelo líder do governo na Câmara Legislativa, deputado distrital Robério Negreiros (PSD), o PL 740/23 tem como objetivo inibir ações abusivas e constrangedoras contra passageiros que apresentam dificuldade de mobilidade física e que fazem uso de cadeira de rodas.

    “Infelizmente tem sido cada vez mais comum os relatos de pessoas com deficiência e famílias sobre motoristas de aplicativos que se recusam a levá-los ou que se negam a transportar equipamentos como cadeira de rodas”, justifica o distrital. Para Robério, esse tipo de situação caracteriza ofensa à dignidade humana do consumidor com deficiência e pode repercutir na esfera civil gerando danos morais.

    Afirma, ainda, que fatos como esse agravam a condição social de vulnerabilidade da pessoa com deficiência. “Por se tratar de um serviço de utilidade pública, é fundamental que essas empresas promovam alterações, de modo a atender as necessidades das pessoas e excluam de suas plataformas os maus motoristas que se negam a transportar cadeirantes”, acrescenta.

    Por fim, Robério explica que o direito de ir e vir é um direito fundamental, “elencado em nossa Constituição Federal, e as empresas de transporte por aplicativo, por meio dos seus motoristas, têm privado os cidadãos de um direito fundamental e inerente à pessoa humana”.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img