
Por Fred Lima
Na terça-feira (14), o blogueiro Donny Silva postou uma matéria em seu blog, intitulada “Escândalo no PROCON-DF”. No mesmo dia, o Órgão soltou uma Nota à Imprensa, explicando o porquê da nova diretora-presidente, Ivoneide Souza Machado Andrade Oliveira, ter aumentado o próprio salário, passando de um CNE-02 (R$ 12.007,79) para CNE-01 (R$ 13.929,03). Segue a Nota. Volto em seguida:
NOTA À IMPRENSA
A respeito da matéria publicada na data de hoje (14) pelo blog Donny Silva, que alega tentativa de manobra de aumento de salário da nova diretora do PROCON/DF, Ivone Oliveira, esclarecemos que o conteúdo divulgado não reflete a realidade.
O salário de diretor-geral do PROCON segue o padrão da estrutura administrativa das autarquias do Governo do Distrito Federal, aprovado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG). O valor informado no blog não está correto.
Aproveitamos para destacar que a nova diretoria do PROCON/DF tem o objetivo de fortalecer a defesa do consumidor do Distrito Federal, com ações que promovam o equilíbrio das relações de consumo por meio da aplicação das normas em benefício da sociedade, suprindo a vulnerabilidade do consumidor e conscientizando quanto aos seus direitos e deveres nas relações de consumo.
Assessoria de imprensa PROCON/DF
Voltei
Não importa se o aumento de salário teve o aval da Secretaria de Planejamento. Trata-se de uma questão cronológica. Pegaria mal para qualquer gestor público o fato de ter aumento de salário em menos de um mês no cargo.

Nos atuais dias de crise econômica, secretário ou presidente de órgão local deve prezar pela austeridade. Poderia até ter aumento, mas só daqui uns 4 ou 6 meses. O secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, por exemplo, já chegou a tirar do próprio bolso passagens aéreas para outros estados, com o intuito de buscar parcerias para fomentar o comércio local por meio do turismo. Ou seja, o atual cenário exige sacrifícios e desapego de benefícios.
A diretora-presidente, Ivoneide Oliveira, pode ser bem-intencionada, mas o reajuste salarial foi de uma infelicidade sem tamanho. Por isso está sendo criticada por alguns blogueiros.
Uma determinada ação pode até ser válida perante os preceitos da Administração Pública, mas pode se tornar inconveniente, dependendo do período em que for aplicada.
Fica a dica!
Fonte: Blog do Fred Lima