A Polícia Civil investiga se um dossiê recheado de denúncias contra o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) foi o motivo da pancadaria entre cabos eleitorais de diversos candidatos, fato que aconteceu num dos gramados da Esplanada dos Ministérios no dia 7 de setembro.
“Olha o cagoeta aí!”, gritou um dos cabos eleitorais. “Esse preto X-9!”, bradou outro cabo eleitoral. “O que tá acontecendo? Só por que eu delatei o esquema do PSB do Gilberto Carvalho e do Rodrigo Rollemberg?”. São trechos da discussão que antecedeu o tumulto na Esplanada, segundo o empresário Luciano Ferreira Lopes, 41 anos, um dos envolvidos no episódio. Lopes prestou depoimento na 5ª DP (área central de Brasília) como testemunha.
“Tem de ir pro tronco para levar umas chicotadas! Seu macaco!”. Lopes disse que sofreu discriminação racial. O que se seguiu foi uma briga generalizada entre militantes partidários, com cadeiradas em plena Esplanada, nas imediações da Catedral.
Após ouvir Lopes, os policiais civis que investigam o caso apreenderam um CD, com as denúncias contra Rollemberg, de acordo com Auto de Apresentação e Apreensão, da Ocorrência Policial nº 4234/2010.
Além do deputado, a gravação cita também o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o suplente de deputado distrital Joe Valle, membros do PSB.
O mesmo dossiê já parte de ação que tramita no Ministério Público Federal (processo nº 1.00.000002299/2010-61).