Disputa acirrada para distrital e federal
Nova pesquisa mostra que paridade entre distritais ainda é grande e que há pouco espaço para novos nomes. Entre os nomes para deputado federal a força dos já conhecidos e de políticos que participaram positivamente dos últimos episódios da política local também vão à frente
Tamanho da Fonte SUZANO ALMEIDA
salmeida@jornaldacomunidade.com.br Redação Jornal da Comunidade
A nova pesquisa do Instituto Dados em parceria com o Grupo Comunidade de Comunicação mostra que a corrida para as câmaras Legislativa e Federal começa a encorpar, e já tem nomes se desgarrando do bolo de conhecidos e desconhecidos que buscam uma vaga no cenário da política do Distrito Federal. Apenas sete candidatos ultrapassam a margem de um ponto percentual na pesquisa espontânea para deputado federal, com destaque para Geraldo Magela (PT) e Reguffe (PDT) que ultrapassam a barreira dos dois pontos. Na disputa pela Câmara Legislativa Eliana Pedrosa (DEM) e a única com 1% das intenções espontâneas de votos e lidera a disputa por uma vaga em 2011, seguida de perto pelo petista Chico Leite.
A pequisa Dados mostra uma gama maior de nomes que começam a se destacar. Faltando pouco mais de dois meses para os eleitores de todo o Brasil irem às urnas, os candidatos mais conhecidos da população mantêm suas vantagens sobre “novatos” e políticos de menor expressão. Na disputa por uma das oito vagas para a Câmara dos Deputados a que o Distrito Federal tem direito, apenas sete candidatos tiveram seu nome citado por 1% dos eleitores que responderam o questionário: Magela, (2,5%), Reguffe, (2,3%), Izalci Lucas (PR, 1,8%), Erika Kokay (PT, (1,7%), Jaqueline Roriz (PMN, 1,6%), Paulo Tadeu (PT, 1,6%) e Laerte Bessa (PSC, 1,2%), estariam garantidos, caso as eleições fossem hoje e a pesquisa se concretizasse. Logo no encalço da última vaga estaria Augusto Carvalho (PPS, 0,9%).
DISTRITAIS
O pleito para a CLDF também conta com destaques, mas principalmente com a paridade dos candidatos. Novos nomes estão ganhando pouco espaço e velhos conhecidos da população já aparecem nas “cabeças” para ocuparem as 24 vagas que estão em disputa. A diferença de pontos entre os candidatos possui uma margem muito pequena. Entre a margem de 1% e 0,2% de intenções de votos estão 48 candidatos, sendo que desses apenas 12 ultrapassam os 0,5%. Alguns candidatos são bem conhecidos das páginas da política do DF como Chico Vigilante (PT) e há surpresas entre os primeiros colocados, como Washington Mesquita (PSDB), que busca seu primeiro mandato efetivo no Legislativo distrital.
Candidatos que já têm mandatos estão em vantagem em relação aos novatos
A pesquisa que contou 2.500 questionários mostra que a renovação tão buscada por eleitores brasilienses não deve acontecer da forma que se esperava, após os inúmeros episódios ocorridos na política local.
O aquecimento das campanhas nas ruas pode alterar ainda esse quadro trazendo à tona novos nomes. Outro ponto positivo é o início da campanha na televisão, onde, apesar do pouco tempo para candidatos menores, a visualização de novos nomes podem ser uma boa vitrine. Mas, o efeitos também podem tomar o rumo contrário e ampliar a vantagem de candidatos de maior visibilidade e com uma carreira política mais longa, como acontece com Eliana Pedrosa, que trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Humano e produziu um bom conhecimento entre a população com renda menor.
Entres os 12 primeiros nomes à frente nas pesquisas apenas dois não estiveram como titulares na CLDF e alguns já até haviam renunciado anteriormente por problemas com inquéritos, que poderiam levá-los a possíveis cassações. Na disputa pela Câmara Federal nomes fortes ou que adquiriram força com o combate aos episódios de corrupção no Governo do Distrito Federal também saem vitoriosos, como o deputado Reguffe, que disputa pela primeira vez ao cargo de deputado federal e está atrás apenas do já conhecido Geraldo Magela, que já foi candidato a governador do DF.
Intenção de voto para deputado distrital
Em quem o(a) sr(a) votaria para deputado distrital se as eleições fossem hoje? (espontânea)
Intenção de voto para deputado federal do DF
Em quem o(a) sr(a) votaria para deputado federal do DF se as eleições fossem hoje? (espontânea)
Dados da pesquisa
O Instituto Dados realizou a pesquisa de intenção de voto entre os dias 31 de julho e 5 de agosto em todo o Distrito Federal. Foram 2.500 entrevistas face a face.
O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) sob o número 24.055/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo 21.885/2010. A pesquisa é uma parceria do Instituto Dados com o Jornal da Comunidade.