Programa de qualificação profissional da Paper Excellence em parceria com a ONG Programando o Futuro ensina profissionais a implementar um modelo de triagem de resíduos eletroeletrônicos na Cooperativa do município
Integrantes da Cooperativa de catadores do Paranoá estão aprendendo a associar desenvolvimento econômico e uso eficiente de resíduos eletrônicos em um curso profissionalizante de Economia Circular. O projeto de capacitação vem sendo oferecido gratuitamente pelo PaperLab, laboratório de formação profissional e inclusão digital da Paper Excellence, uma das maiores e mais diversificadas produtoras de papel e celulose do mundo.
Os quinze catadores inscritos no programa já concluíram as duas primeiras aulas, aprendendo como identificar, separar e reaproveitar resíduos eletroeletrônicos. Uma terceira aula está marcada para o dia 23 de outubro, quando vão definir um modelo de triagem de resíduos eletroeletrônicos para ser efetivamente implementado na Cooperativa.
O PaperLab também vai disponibilizar dez horas de mentoria para acompanhar a implementação do sistema definido pelos catadores. O conteúdo da jornada de capacitação inclui ainda a criação de estratégias de engajamento e doação de resíduos, fluxograma operacional desde a coleta à comercialização, medidas de segurança e ferramentas, além de modelos de controle.
Cursos de capacitação para catadores são oferecidos desde 2014 pela ONG Programando o Futuro, que atua no fortalecimento das iniciativas da sociedade civil por meio do empoderamento digital de comunidades em todo País. Parceira da Paper Excellence na estruturação do PaperLab, a ONG já capacitou mais de 200 profissionais de cooperativas de São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O curso de Economia Circular é um dos primeiros oferecidos pelo PaperLab. Inaugurado no final de setembro, o laboratório tem a finalidade de capacitar jovens e adultos da região do Paranoá e Itapoã para o mercado de trabalho. Até o final do ano, os alunos também vão ter a oportunidade de aprender Informática Básica, Habilidades Socioemocionais, Empreendedorismo e Transformação Digital.
Os interessados em participar das aulas e mentorias podem se inscrever pelo site www.programandoofuturo.org.br/