MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeNotasPaperLab capacita catadores do Paranoá em curso de Economia Circular

    PaperLab capacita catadores do Paranoá em curso de Economia Circular

     

    Programa de qualificação profissional da Paper Excellence em parceria com a ONG Programando o Futuro ensina profissionais a implementar um modelo de triagem de resíduos eletroeletrônicos na Cooperativa do município

    Integrantes da Cooperativa de catadores do Paranoá estão aprendendo a associar desenvolvimento econômico e uso eficiente de resíduos eletrônicos em um curso profissionalizante de Economia Circular. O projeto de capacitação vem sendo oferecido gratuitamente pelo PaperLab, laboratório de formação profissional e inclusão digital da Paper Excellence, uma das maiores e mais diversificadas produtoras de papel e celulose do mundo.

    Os quinze catadores inscritos no programa já concluíram as duas primeiras aulas, aprendendo como identificar, separar e reaproveitar resíduos eletroeletrônicos. Uma terceira aula está marcada para o dia 23 de outubro, quando vão definir um modelo de triagem de resíduos eletroeletrônicos para ser efetivamente implementado na Cooperativa.

    O PaperLab também vai disponibilizar dez horas de mentoria para acompanhar a implementação do sistema definido pelos catadores. O conteúdo da jornada de capacitação inclui ainda a criação de estratégias de engajamento e doação de resíduos, fluxograma operacional desde a coleta à comercialização, medidas de segurança e ferramentas, além de modelos de controle.

    Cursos de capacitação para catadores são oferecidos desde 2014 pela ONG Programando o Futuro, que atua no fortalecimento das iniciativas da sociedade civil por meio do empoderamento digital de comunidades em todo País. Parceira da Paper Excellence na estruturação do PaperLab, a ONG já capacitou mais de 200 profissionais de cooperativas de São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

    O curso de Economia Circular é um dos primeiros oferecidos pelo PaperLab. Inaugurado no final de setembro, o laboratório tem a finalidade de capacitar jovens e adultos da região do Paranoá e Itapoã para o mercado de trabalho. Até o final do ano, os alunos também vão ter a oportunidade de aprender Informática Básica, Habilidades Socioemocionais, Empreendedorismo e Transformação Digital.

    Os interessados em participar das aulas e mentorias podem se inscrever pelo site www.programandoofuturo.org.br/paperlab. A expectativa da Paper Excellence é formar até 100 alunos nesta primeira fase do projeto. A empresa também projeta construir novos laboratórios em outros estados onde atua, como Mato Grosso do Sul e São Paulo.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler