MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalMinistra da Cultura participa de festa junina em escola de Sobradinho, em...

    Ministra da Cultura participa de festa junina em escola de Sobradinho, em Brasília

    Quadrilha comandada pelo dançarino Guto Lopes animou a noite deste sábado (15)

     

    A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve no Centro Educacional (CEF) 03 de Sobradinho, na noite deste sábado (15), para participar das comemorações juninas da unidade de ensino. A visita é uma resposta aos estudantes que, no final do mês de maio, fizeram uma entrevista coletiva com a responsável pela Pasta em meio à 2ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Cultura do G20, realizada de forma presencial, em Brasília. A secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, também marcou presença no evento.
    Comidas típicas e até uma quadrilha comandada pelo dançarino da Quadrilha Rebuliço, Guto Lopes, fizeram parte da programação da ministra. “É uma alegria aceitar esse convite. Quero parabenizar a escola, a comunidade presente nessa festa bonita. Isso é o São João, essa integração, a cultura popular e a cultura brasileira”, afirmou.
    A ministra ainda emendou: “E quem sabe visitar outras [escolas], é importante fazer essa presença, afinal, cultura e arte é também educação”.
    Margareth Menezes fez uma breve visita às instalações da escola, que possui 18 salas de aula, laboratório e salas multiuso, todas com nomes de mulheres como Clarice Lispector e Marielle Franco, além da Biblioteca Monteiro Lobato. Os estudantes contam ainda com um estúdio em fase de elaboração, que deve sediar as próximas gravações do videocast Arena 3 TV, com produção, captação e edição 100% feitas pelo corpo estudantil.
    A ministra também se reencontrou com os alunos Joyce e Xavier, que integraram o grupo de entrevistadores mirins do G20 em Brasília. “Que bacana revê-los depois da entrevista e conhecer de perto o trabalho que é desenvolvido na escola”, disse Margareth.
    Para o diretor do CEF 03, Robson Salazar, o projeto da escola já virou uma tradição, que ganha muito com a presença de uma ministra de estado na edição 2024. “Nos intenção é essa: manter viva a cultura popular, a dança, o canto, a arte popular. Temos as quadrilhas formadas por estudantes, e há um envolvimento de toda comunidade, dos pais, professores, servidores, estudantes. E ter a ministra aqui coroa todo essa trabalho e integração”.
    A vice-diretora do CEF 03 de Sobradinho, Danielle Atta, explica que a temática deste ano são os países lusófolos, ou sejam que falam a Língua Portuguesa. “Nosso objetivo era enaltecer, exaltar países que vinham há tempos sofrendo, sofrendo preconceito, discriminações e celebrar as coisas legais também”.
    CEF 03
    A unidade modelo atende crianças e adolescentes, entre 11 e 15 anos, estudantes do Ensino Fundamental 2. Foi inaugurada em 22 de março de 1973 com o nome de Centro de Ensino 02 de Sobradinho, mas a partir de 1998, teve seu nome alterado para Centro de Ensino de 1° grau n° 02 de Sobradinho. Só em 19 de abril de 1996 foi transformado em Centro Educacional 03 de Sobradinho, quando passou a oferecer as modalidades de ensino médio regular e ensino médio profissionalizante.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img