A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro enfatizou que o PL Mulher será o canal para incentivar e estimular a participação da mulher no cenário político eleitoral. A declaração foi dada durante transmissão de cargo à nova presidente do PL Mulher.
Durante discurso na cerimônia, que ocorreu no espaço Hípica Hall, em Brasília (DF), ela enfatizou que o Brasil está cada vez mais crescendo com mulheres ocupando espaços de lideranças.
Lançar luz sobre a atuação de centenas de mulheres brasileiras que inspiram e mudam a vida de outras pessoas é a principal motivação da nova presidente. Na ocasião, ela anunciou o programa Mulher que Faz Acontecer. O programa vai reunir histórias de desafios e superação por todo o Brasil, mostrando o trabalho de mulheres que atuam para melhorar a vida de outras pessoas.
Ao agradecer o presidente Valdemar Costa Neto pela confiança dada para assumir o cargo, ela frisou que a missão é desafiadora, mas vai dar o seu melhor para aumentar a participação da mulher na política brasileira.
“Começamos juntas, a trabalhar para que no futuro sejamos também lembradas como mulheres que fizeram acontecer na história da política brasileira e que prepararam o caminho para as próximas gerações e contribuíram na construção da equidade entre homens e mulheres”, disse ao destacar que está assumindo a presidência nacional do PL Mulher em um dia especial, por ser no mês que celebra o dia das mulheres.
O ato de transmissão foi composto pelas declarações do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, do líder do partido na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes, e da deputada federal Soraya Santos, que fez o pronunciamento de transmissão de cargo.
Costa Neto exaltou que a posse de Michelle Bolsonaro marca uma data importante para a história do PL, pois a sua presença enaltece a participação feminina na política do país e engrandece o partido.
“Me sinto feliz ao ver que o PL tem a maior bancada de mulheres do Brasil. Nós temos um trabalho muito grande pela frente, nós temos que nos adaptarmos e temos que reconhecer e respeitar, porque as mulheres são melhores que os homens. A nossa esperança é com vocês, com coragem e com trabalho, tenho certeza de que nós vamos poder ter um PL mais forte, que é o nosso objetivo”, disse o presidente da legenda.
Ainda durante seu pronunciamento, Michelle destacou que o PL é o partido que mais valoriza a mulher, e lembrou nomes de deputadas eleitas em 2018. “Como foi relevante ver os resultados das eleições de 2018, no âmbito da representatividade da mulher na política com a nossa primeira indígena Silvia Waiãpi, a nossa querida monocular Amália Barros, a primeira mulher negra Silvia Cristina, eleita por Rondônia. Não escaparemos dos estigmas e dos julgamentos de uma sociedade que ainda subjuga a mulher por querer ocupar um lugar de destaque”, ressaltou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro participou virtualmente do ato e conversou com os participantes na abertura do evento. A solenidade contou ainda com a participação de presidentes estaduais do PL Mulher, parlamentares eleitos pelo PL, além de lideranças de outras legendas, como a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), as senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS), entre outros.
Mulher que Faz Acontecer
O programa vai reunir histórias de desafios e superação por todo o país, mostrando o trabalho de mulheres que atuam para melhorar a vida de outras pessoas. Será criada uma rede de mulheres que fazem acontecer, são corajosas, ocupam seus espaços e que, se quiserem, ocupem também espaços dentro da vida partidária.
Qualquer mulher, com um trabalho que alcança outras pessoas, pode se inscrever no programa pelo site https://mulherquefazacontecer.com.br
As lideranças do PL, em cada estado, ficarão encarregadas de reunir os projetos mais significativos. Depois de passarem pela triagem e regulamento, os projetos poderão receber a visita da presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro.
Painéis temáticos
Logo após o ato de transmissão de cargo a nova presidente do PL Mulher, a cerimônia contou com painéis temáticos, que foram debatidos por diversas mulheres com o objetivo de inspirar mulheres de todo o país a se envolverem na vida partidária.