Parceria entre agentes metroviários e integrantes das forças policiais garante transporte seguro nos dias de folia.
Com menos ocorrências de vandalismo e aumento no efetivo da segurança, a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) registra menos ocorrências de vandalismo durante os quatro dias de folia. Durante o carnaval, a empresa manteve uma frota disponível de 27 trens, transportando um número total de 235 mil passageiros. O sábado registrou o maior fluxo de usuários: 78 mil pessoas. De sábado (22) a terça (25), a média diária foi de 59 mil usuários. Em 2019, a média no carnaval foi de 73 mil e, em 2018, 64 mil.
A Operação Carnaval do Metrô-DF começou na sexta-feira (21). Foram mobilizados 870 empregados, entre diretos e indiretos. Também atuaram em plantão de 24 horas empregados da Manutenção para o pronto restabelecimento dos trens que sofreram algum tipo de dano em equipamentos e sistemas. Além disso, uma equipe da Ouvidoria se revezou para prestar atendimento ao usuário.
No total, este ano, 9 trens da companhia sofreram danos em portas, janelas ou extintores, tendo sido danificadas 6 janelas, 4 portas e 21 extintores. Outros atos de menor dano operacional foram registrados nesse período, levando à necessidade de reparos localizados em 4 capas de botões de emergência e limpeza de pichação em quatro trens.
Em 2019, foram danificados vidros de 5 janelas, 12 portas, 68 capas de botões de emergência, 12 extintores e 3 luminárias, totalizando 24 trens atingidos. Em 2018, 26 trens foram vandalizados, sendo danificadas 48 janelas, 25 portas e 21 extintores. Além disso foram necessários reparos em 118 capas de botões de emergência e cinco luminárias. Três trens também foram alvo de pichações.